ARACAJU/SE, 22 de julho de 2024 , 13:50:47

logoajn1

Bactéria KPC está sob controle, garante Secretaria de Estado da Saúde

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) garante que a bactéria multirresistente, denominada Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), que provocou sete óbitos no Hospital Governador João Alves Filho no mês de junho, está sob controle.

Segundo a SES, não houve registro de novos óbitos e nem pessoas infectadas ou colonizadas. “Agora é só questão de tempo para a certificação de que a bactéria foi vencida”, afirma Alberto Jorge, assessor de comunicação da SES.

No final do mês de junho a direção clínica da unidade de saúde confirmou sete óbitos, sendo duas vítimas infectadas pela KPC e cinco pessoas colonizadas.

Ação

Sob a supervisão da infectologista e Chefe do Núcleo de Epidemiologia, Controle de Infecção e Segurança do Paciente, Iza Lobo, os pacientes infectados ou colonizados pela KPC foram agrupados e separados na UTI-1, UTI-2 e na Unidade de Contenção da KPC, que começou a funcionar desde o dia 13 de junho na antiga Unidade de Paciente Pós-cirúrgico.

A UTI 1 já foi liberada, mas não há a confirmação, por parte da SES, se já foi feita a liberação da UTI-2 e se ainda há isolamento de pacientes. “A situação é de absoluto controle, não houve mais nenhum óbito e nenhum novo caso de contágio ou colonização pela KPC. É preciso seguir alguns procedimentos, é preciso um tempo e repetir os exames para descartamos de vez a bactéria”, completa o assessor.

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

Você pode querer ler também