ARACAJU/SE, 15 de abril de 2024 , 8:26:52

logoajn1

Bairro Santa Maria, em Aracaju: integração comunitária contribui para redução de criminalidade

 

Uma das estratégias adotadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para a diminuição dos índices de criminalidade é a integração com a comunidade, junto ao trabalho desenvolvido pelas polícias Militar e Civil. Esse é o caso do bairro Santa Maria, na Zona Sul de Aracaju. Com essa atuação junto à população, o cenário de bairro violento vem passando por mudanças nos últimos anos.

De acordo com o tenente-coronel Gladston Oliveira, o trabalho desenvolvido na área é feito a partir do levantamento estatístico e do trabalho em conjunto com a população, “para a gente conseguir reduzir ainda mais os índices de criminalidade, como ocorreu em 2023. Analisamos os crimes que vêm ocorrendo em determinada localidade e atuamos em cima desses dados”, explicou.

Para esse trabalho de segurança pública na região, há também o diálogo com a comunidade, assim como acrescentou o tenente-coronel Gladston Oliveira. “Nós realizamos reuniões periódicas com o Conselho de Segurança Comunitária. Os representantes do Conselho nos trazem as demandas da população. Então, cruzamos essas informações e elaboramos o planejamento de atuação”, complementou.

Em paralelo à atuação da Polícia Militar, está também a integração com a Polícia Civil. O trabalho integrado entre as forças de segurança pública, por meio do 1º BPM e da 9ª Delegacia Metropolitana (9ª DM), tem favorecido a diminuição dos índices de criminalidade na região do bairro Santa Maria.

Denúncias

A população também pode contribuir com o trabalho da segurança pública no bairro Santa Maria. Informações e denúncias sobre crimes recorrentes podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181). Casos de flagrantes e urgências podem ser comunicados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190).

Você pode querer ler também