Bancos e comércio estarão fechados no dia de São João

Da redação, AJN1

 

O São João chegou e nesta sexta-feira (24) é feriado municipal e o Governo do Estado também decretou ponto facultativo. Com isso as agências bancárias, o comércio e repartições públicas estarão fechadas. No caso do comércio, as lojas estarão abertas no sábado (25).

 

Hoje, véspera de São João, as lojas dos shoppings Jardins e RioMar estarão abertas das 9 às 20 horas, mas na sexta-feira funcionam apenas as praças de alimentação, restaurantes, games e quiosques de entretenimento. No sábado, os shoppings de Aracaju voltam aos seus horários normais de funcionamento. No São Pedro não haverá alteração no funcionamento.

 

Já os supermercados funcionam normalmente hoje, mas estarão fechados nesta sexta-feira, retomando o atendimento ao público no sábado (25).

 

Confira o que abre e fecha

 

Mercados

No feriado de São João, os mercados Albano Franco, Miguel Arraes, Roberto Silveira, Carlos Firpo e Viana de Assis estarão fechados. Já o Thalles Ferraz e Antônio Franco funcionam até às 13h; o Milton Santos até às 11h; e o Chica Chaves até às 12h.

 

Museus

Os museus Afro-Brasileiro de Sergipe, Arte Sacra de Laranjeiras, segundo informações da Secult, funcionam das 9h às 13h, e o Museu Histórico de São Cristóvão de 10h às 16h, abrirão normalmente durante todo o período junino.

 

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionaa  no seu horário normal na quinta-feira (23), das 7h30 às 17h. E no dia 24 de junho o serviço não funcionará, voltando a normalidade no sábado (25), das 7h às 11h.

 

Correios

 

Nos dias 24 e 29, estarão abertas somente as agências de Correios localizadas em cidades onde não é feriado municipal. Já nas vésperas do São João e do São Pedro, todas as unidades de atendimento funcionam em horário normal.

 

No site dos Correios (www.correios.com.br), é possível encontrar o endereço e horário de funcionamento das 86 agências localizadas em Sergipe, bem como um simulador de preços e prazos de entrega de correspondências e encomendas. Também estão disponíveis ferramentas como o ‘Busca CEP’ e o rastreamento de objetos postais.

 

Cinema Vitória

 

O Cinema localizado no centro de Aracaju funciona normalmente nesta quinta-feira (23) e amanhã.

 

Sementeira

O funcionamento do Parque Augusto Franco (Sementeira) será das 6h às 20h durante a próxima sexta-feira (24).

 

Órgãos públicos

 

Com o decreto do ponto facultativo as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta nos dias 24 e 29 de junho, terão os serviços suspensos. Hoje (23) e terça-feira (28), os órgãos públicos estaduais funcionam normalmente.

 

Os serviços emergenciais do Estado, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, Samu 192, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

 

Município

No feriado de São João e no ponto facultativo do Dia de São Pedro (29), as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fechadas, bem como a sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco e Siqueira Campos e demais setores administrativos. Já os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) estarão realizando apenas o atendimento interno.

 

A Rede de Urgência e Emergência (Reue), que abrange os dois Hospitais Municipais, funciona normalmente, nos dias de São João e São Pedro. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco, funciona a urgência pediátrica e na UPA Nestor Piva (zona Norte), que  na avenida Maranhão, funciona a urgência ortopédica.

 

Já a Urgência Odontológica, no Nestor Piva, estará em regime de plantão. O atendimento começa a ser feito nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, e segue ininterruptamente até as 7h da segunda-feira (27). No São Pedro, o plantão começa na terça-feira (28), e segue até 7h da quinta-feira (30).

 

O Centro de Informações Específicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) possui uma Unidade de Resposta Rápida (URR), que também funcionará em regime nos dias 24 e 29. O telefone é: 9 8103-0179. Esse número é exclusivamente para emergências de saúde pública. Ele está disponível para que os profissionais de saúde possam ligar caso ocorra algum evento inusitado, como surto de doenças ou intoxicação alimentar.