ARACAJU/SE, 15 de abril de 2024 , 10:09:39

logoajn1

Câncer: estudo aponta que estresse influencia no tamanho de tumores

 

Publicado na revista Cancer Cell, na quinta-feira (22), um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins e da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que o estresse influencia diretamente na propagação de um tumor.

A descoberta foi feita através de uma pesquisa com ratos que tinham câncer. Inicialmente, a equipe removeu os tumores que cresciam nos animais e espalhavam células cancerosos para os pulmões dos roedores. Depois, eles os submetiam a situações de estresse.

Segundo Mikala Egeblad, uma das cientistas e professora adjunta envolvida na análise, os resultados foram impressionantes.

“Vimos esse aumento assustador de lesões metastáticas nesses animais. Houve um aumento de até quatro vezes nas metástases”, relembrou Egeblad.

Na imagem abaixo, é possível identificar que o câncer se espalhou de forma mais rápida na coluna do meio, que representa os ratos estressados, em comparação com aqueles do grupo de controle, à esquerda.

Câncer: estudo aponta que estresse influencia no tamanho de tumores; entenda como — Foto: Cold Spring Harbor Laboratory

Mediante a isso, os pesquisadores identificaram que o estresse induz a formação de estruturas aderentes parecidas com teias por parte de certos glóbulos brancos, conhecidos como neutrófilos, aumentando a vulnerabilidade dos tecidos corporais à metástase.

Essa descoberta, de acordo com a cientista e especialista em células cancerígenas Xue-Yan He, pode abrir caminho para novas abordagens terapêuticas que evitem a disseminação do câncer antes de sua manifestação inicial.

“O estresse é algo que realmente não podemos evitar em pacientes com câncer. Você pode imaginar que se for diagnosticado, você não consegue parar de pensar na doença, no seguro ou na família. Portanto, é muito importante entender como o estresse funciona sobre nós”, explicou Xue-Yan.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também