ARACAJU/SE, 16 de junho de 2024 , 22:18:55

logoajn1

Cantinas de escolas são alvos de fiscalização da Vigilância

 

Cantinas de escolas estaduais e municipais do interior sergipano estão sendo alvo de uma fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual. A ação atende a uma solicitação do Ministério Público (MP) e nas visitas estão sendo verificados desde a estrutura do local à manipulação e preparo dos alimentos. Segundo a gerente de Alimentos da Vigilância, Rosana Barreto, o objetivo das inspeções é garantir que sejam ofertadas refeições seguras aos estudantes.

A informação é que em dois meses mais de 20 unidades de ensino foram fiscalizadas pela Vigilância. “Nas inspeções, a equipe analisa minuciosamente a estrutura das cantinas, a questão da higiene e o armazenamento, manipulação e preparo dos alimentos. Precisamos garantir a segurança das refeições que estão sendo oferecidas aos estudantes”, explicou Rosana Barreto.

Ainda de acordo com a gerente de Alimentos da Vigilância, é visível a melhora na estrutura das cantinas em relação fiscalização anterior. “Fizemos este mesmo trabalho há alguns anos e encontramos algumas irregularidades. Agora, nesta nova fiscalização, temos notado uma grande melhora nas cantinas, tanto na parte estrutural, quanto na manipulação e preparo dos alimentos”, afirma.

Rosana Barreto revelou ainda que a Vigilância pretende fazer um treinamento com as merendeiras do Estado para melhorar ainda mais o serviço que elas executam nas escolas. “Queremos fazer um treinamento com estas profissionais para atualizá-las sobre todas as questões que envolvem os alimentos para que os serviços executados por elas, que são de suma importância, fiquem ainda melhor. E os municípios que demonstrarem interesse poderão também participar da reciclagem”, concluiu.

Você pode querer ler também