ARACAJU/SE, 25 de fevereiro de 2024 , 6:22:03

logoajn1

Capitania dos Portos confirma aparecimento de manchas de óleo em praia de Pirambu

Da redação, AJN1

As manchas escuras de óleo que surgiram desde o início de setembro em 39 praias do Nordeste chegaram ao litoral sergipano nesta terça-feira (24). Segundo a Capitania dos Portos de Sergipe, a substância oleosa, possivelmente derivada do petróleo, apareceu na praia de Pirambu, litoral Norte do Estado.

Ao registrar a ocorrência, a Capitania enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local do incidente com o objetivo de verificar a extensão da área afetada e também identificar a localização do possível ponto de origem do material.

A Capitania começou a coleta de amostras do óleo e caso a mancha seja identificada como proveniente de uma embarcação ou plataforma, o responsável poderá ser autuado pela Marinha, conforme previsto na Lei no 9.966 (Lei do Óleo) e nas Normas da Autoridade Marítima.

Além de Sergipe, há registros da substância com aparência de piche em Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí.

Adema

Procurada, a assessoria da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que está ciente do derramamento do suposto e provável óleo na costa Norte e enviará uma equipe ao local na manhã desta quarta-feira (25).

Você pode querer ler também