ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 6:12:54

logoajn1

Caravana Saúde Aracaju realiza mais 450 atendimentos

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu no último sábado (4) mais uma atividade da Caravana Saúde Aracaju, dessa vez no bairro Grageru. Levando serviços de atendimento à saúde na feira do bairro, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, as equipes realizaram testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis, além de exames de glicemia e a aferição de pressão arterial.

 

Ao total foram realizados 340 testes rápidos, destes sete reagentes para Sífilis e dois para Hepatite C, os pacientes foram devidamente encaminhados para as Unidades de Saúde de referência. As equipes fizeram ainda, 85 exames de glicemia e 64 aferições da Pressão Arterial.

 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, que esteve presente e acompanhou todo o trabalho da ação, esta é uma forma efetiva de aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde e a recepção por parte das comunidades tem sido satisfatória.

 

“A SMS tem percorrido os bairros da capital levando serviços básicos de saúde para perto da população e com essas atividades da Caravana Saúde Aracaju, tem atendido muita gente que às vezes devido a correria do dia-a-dia não consegue ir até uma Unidade de Saúde, temos tido um retorno por parte da própria população que nos motiva a estar sempre promovendo essas atividades”, afirmou o secretário.

 

Para o morador do bairro, o motorista Josevaldo de Souza Santos, ter esses serviços oferecidos na feira foi uma forma de levá-lo a fazer os testes. “Eu nunca tinha feito nenhum desses testes que tem aqui, hoje foi a primeira vez, e que bom que teve, porque aqui assim fica muito mais fácil para a gente ver como estamos de saúde”, disse.

 

O casal de namorados, Diego Guimarães e Jully Waleska realizaram os testes pela primeira vez, mas afirmaram que já há muito tempo desejam fazer os exames. “A gente já queria fazer o exame de HIV e Sífilis há muito tempo, mas a correria dessa nossa vida movimentada, nunca permitiu, hoje por acaso estávamos aqui na feira e quando vimos as equipes montar o stand aproveitamos para fazer. Parabéns a Prefeitura por essa ação e que ela continue sempre”, afirmou Diego.

 

Fonte: Ascom SMS

Você pode querer ler também