Sergipe perde João Alves Filho, um grande homem público, que muito contribuiu para o desenvolvimento do estado. Saiba mais

Carga de cerveja é apreendida com documentação fiscal irregular

 

Na noite do último sábado (12), equipes de auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizaram a apreensão de uma carga de cerveja no município de Propriá, devido à documentação apresentada não corresponder ao volume e ao tipo de operação de venda relacionada ao carregamento.

Segundo explicou o gerente de Ações de Trânsito da Sefaz, Clóvis Moraes de Souza, uma carreta estacionada no pátio do Posto Fiscal de Propriá, contendo diversos paletes de cerveja, despertou a atenção de auditores fiscais. O condutor do veículo simulou estar lanchando nas imediações do posto e foi abordado pelos auditores para que apresentasse a documentação da carga.

Ao apresentar a documentação, verificou-se apenas alguns cupons fiscais, de venda a consumidor em operações internas, que não acobertam legalmente o trânsito interestadual. “O transporte da carga também estava desacompanhado de outros documentos exigidos pela legislação tributária, a exemplo do Manifesto Eletrônico, Conhecimento de Transporte e comprovante de pagamento do ICMS”, explicou.

O veículo foi remetido para a sede da Central de Comandos da Sefaz, na entrada de Aracaju, para a apuração de informações complementares.

Além desta ocorrência, a Sefaz tem identificado outras situações de irregularidade fruto da intensificação da fiscalização nas divisas e em pontos estratégicos de diversas localidades do Estado, a fim de fechar o cerco e diminuir as rotas de fuga e evasão de tributos.