Catedral metropolitana celebra Missa dos Santos Óleos

Da redação, AJN1

 

A Arquidiocese de Aracaju celebra a partir das 9h30 de hoje (24), na Catedral Metropolitana de Aracaju a “Missa dos Santos Óleos”, celebração em que são abençoados os óleos que serão usados, durante o ano, na administração dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Também nesta data, é celebrada a instituição da eucaristia e do sacerdócio.

 

Ainda hoje, às 16h30, na Catedral Metropolitana será celebrada a missa do Lava Pés, instituição da Ceia do Senhor. A cerimônia marca o início do Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa – instituição da Eucaristia; a Sexta-feira Santa da paixão e morte do Senhor; e o sábado da celebração da Vigília Pascal.

 

“Celebramos a Missa dos Santos Óleos onde são bentos os óleos que são utilizados nos sacramentos do batismo, crisma e na unção dos enfermos. Celebramos também o dia da extensão do sacerdócio, o dia do padre, quando agradecemos a Deus o sacerdócio”, explica o padre Marcelo Conceição, da Arquidiocese de Aracaju.

 

Segundo o padre Marcelo Conceição a Semana Santa é a razão da fé dos cristãos. “Ela é toda voltada para a ressureição de Jesus, a Semana Santa é quando celebramos a paixão, morte e ressureição de Cristo. Nela revivemos e rememoramos esse mistério do amor de Deus por nós”, ressalta.

 

Confira a programação da Catedral Metropolitana:

 

Quinta-Feira , dia 24

09h30 – Missa dos Santos Óleos

16h30 – Missa do Lava Pés/Instituição da Ceia do Senhor

 

Sexta-Feira, dia 25

12 horas – Santa Missa (ofertório do preciosismo sangue de Cristo (sugere-se a coleta de gêneros alimentícios não perecíveis)

16h30 –  Paixão de Cristo / Momento do beijo da Cruz

18 horas – Procissão do Senhor Morto

 

Sábado, dia 26

Das 6 às 10h – Adoração ao Santíssimo e confissões

19h30 – Missa da Aleluia – Após a Missa, Procissão do Ressuscitado

 

Domingo, dia 26

8 horas-  Missa Solene

16h30 –  Missa Solene

19h30 – Missa Solene