Nesta quinta-feira, 9, é celebrado o Dia Mundial do Rim. A data é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da saúde renal. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população brasileira sofrem com algum tipo de doença renal. A cada ano, são registrados no país mais de 100 mil novos casos de insuficiência renal, o que evidencia a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças.
Os rins são órgãos fundamentais, responsáveis por regular a quantidade de água e eletrólitos em nosso organismo, bem como excretar os resíduos tóxicos provenientes do metabolismo corporal.
De acordo com o médico nefrologista Elton Estumano, doenças como diabetes e hipertensão são fatores de risco para a saúde renal. “A insuficiência renal, a doença renal policística e a glomerulonefrite são algumas das enfermidades que podem afetar os rins”, alerta.
Cuidados preventivos
Para prevenir doenças renais, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como o controle do diabetes e da hipertensão, uma boa ingestão hídrica, uma dieta saudável e a redução do consumo de sal. “Essas ações podem ajudar a manter a saúde renal e prevenir complicações”, afirma o médico.
Além disso, é importante fazer exames regularmente, como o de creatinina e sumário de urina. “Infelizmente, a doença renal muitas vezes é silenciosa, não tem sintomas claros. Por isso, o exame de creatinina, junto com o exame de urina, é muito importante na detecção da doença renal em sua fase inicial, quando pode haver mais chances de tratamento”, destaca o nefrologista.
Março Vermelho
Para reforçar a mensagem do Dia Mundial do Rim, este mês é marcado pela campanha Março Vermelho. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças renais, em especial o câncer de rim.
Durante todo o mês, a população é convidada a vestir a cor vermelha para chamar a atenção para a importância da prevenção de doenças renais. A campanha também incentiva a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos.