João Chianca, o Chumbinho, aos 21 anos, conquistou a primeira vitória da carreira na elite do surfe mundial nesta terça-feira (14), em Peniche, com uma atuação de gala nos Supertubos. O surfista de Saquarema voltou este ano à competir com os melhores da WSL (a liga mundial) após “cair” para a Challenger Series na última temporada. Agora, com dois terceiros lugares no Havaí e o título em Portugal, o brasileiro assume a segunda posição no ranking mundial.
“Estou sentindo diversas emoções. Eu venho há muito muito tempo perguntando para mim mesmo quando eu vou viver tudo isso que Filipe (Toledo), o Gabriel (Medina), o John John (Florence), meus ídolos, vivem, que é ganhar eventos. Ano passado no Chalenger Series eu queria muito ganhar o evento, mas Deus tem os planos para mim. Deus tem me guiado perfeitamente. Veio a vitória, estou muito feliz e só quero ir para casa dar um abraço na minha família”, disse Chumbinho.
Na final, Chumbinho derrotou o australiano Jack Robinson, ainda líder do ranking mundial.
“Cinco minutos depois de remar, percebi como as ondas estavam boas e o quanto eu amo tudo sobre isso. Tubos perfeitos, beach break perfeito. Eu apenas disse a mim mesmo para aproveitar o processo, porque tenho feito tudo o que posso para que isso aconteça. Eu estava pensando tudo isso na água, eu estava pensando “se não pegar agora, vai pegar depois”. E é incrível que chegou a minha hora. Desde que me qualifiquei para o circuito que sonho com a minha primeira vitória, e é incrível como tudo se encaixou aqui em Portugal”, afirmou.
Fonte: G1