Da redação, AJN1
A chuva trazida por uma frente fria que atingiu o estado nos últimos dias deve continuar até a próxima sexta-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), causando, como de costume, transtornos nas áreas urbanas. Em Aracaju, choveu 170 milímetros (mm) em 24 horas, e deve ultrapassar a média prevista para todo o mês de julho, que é de 215 mm.
No interior, a chuva está sendo recebida com alegria, mas com ressalvas, porque alguns rios, a exemplo do Piauitinga, em Estância, apresentou cheia e está em alerta. O rio Vaza-Barris, em Itaporanga, também está em alerta. Já as barragens e açudes estão abastecidos; e o solo do agricultor está molhado, o que é bom para plantar.
Conforme o Inmet, ocorrerão entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia de chuvas nas próximas 72 horas com maior incidência nas primeiras 24 horas, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e possibilidade de transbordamento de rios em alguns pontos do estado.
O meteorologista da Sala de Situação Clima e Tempo, Overland Amaral, disse que há ocorrência de chuva mais intensa no litoral sergipano, decrescendo para o interior. Segundo ele, o volume de chuva praticamente já atingiu a média do mês em todas as regiões.
Ressaca
O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil (CHM) também emitiu um alerta comunicando risco de ressaca atingindo a costa com incidência de ondas de 2,5m de altura entre o litoral norte da Bahia e de Sergipe, ao sul de Aracaju, até a noite desta quarta-feira (10). Diante disso, o boletim do CHM ressalta que “é imprescindível que evitem navegar até que a situação se normalize”.
Defesa Civil
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) reforça o alerta emitido na última terça-feira, de chuvas em perigo potencial. Em Indiaroba, na região Sul, seis famílias ficaram desalojadas devido à possibilidade de deslizamento no local.
De acordo com o secretário executivo do Depec, major Luciano Queiroz, a equipe da Defesa Civil recebeu o alerta na noite de ontem (9) e está em contato com a prefeitura caso surjam novas intercorrências.
“Fomos comunicados que algumas casas em Indiaroba corriam risco de deslizamento em massa, então, encaminhamos a resposta para a equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o levantamento dessa área. Lá, foi constatado que seis casas estavam em perigo nessa localidade de encosta. Então, orientamos que essas pessoas fossem realocadas de suas residências até que a situação se normalize”, informou.