ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2023 , 4:37:21

logoajn1

Chuvas vão continuar neste fim de semana

O Centro de Meteorologia de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), prevê a continuidade das chuvas neste fim de semana, em todo o estado. A ocorrência das chuvas é consequência da presença de um escoamento frontal desde a Bahia, que se estende até Sergipe, mantendo a atmosfera instável.

De acordo com a previsão, a maior concentração das chuvas neste fim de semana acontecerá nas regiões Centro-Sul e Agreste. Somente nesta sexta-feira, 22, estima-se que as chuvas atinjam o índice de 50 mm.

Para as demais regiões de Sergipe a previsão é de chuvas leves, podendo evoluir para moderada. Ainda de acordo com o Centro de Meteorologia, há possibilidade de rajadas de vento com velocidade de até 40 km/h.

Estado de alerta

A Defesa Civil informa que está em estado de alerta por conta das chuvas que atingem o estado. De acordo com o secretário executivo, coronel Matheus, há um plano interno e outro em conjunto com as coordenadorias municipais.

“Colocamos também os órgãos, a exemplo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Corpo de Bombeiros, em alerta”, afirma, acrescentando que o órgão vai fazer o monitoramento e, à medida que houver necessidade, vai demandando ações.

O coronel informa que até o momento houve uma ação em Estância na qual o DER foi acionado por conta de um pequeno morro que cedeu em área de rodovia, atrapalhando o curso natural da água.

A informação da Defesa Civil é que, em casos graves ou como esse, a população deve ligar para o 193 ou 190. O órgão também pode ser acionado através do número de plantão 8822-1374.

Para casos de alagamento, árvores inclinadas, rachaduras e água escorrendo em encosta, a recomendação da Defesa Civil é que as pessoas procurem um lugar seguro e acione o órgão. Em episódios em que o cidadão estiver dentro de carro ilhado, a sugestão é manter-se dentro do veículo. Caso encha de água, o indivíduo pode se deslocar para o teto. “A dica é nunca tentar enfrentar a correnteza, pois é perigoso. Caso alguém queira ajudar, que jogue uma corda ou algo do tipo, se for possível”, recomenda o coronel.

O Corpo de Bombeiros, através da assessoria de comunicação, também informa que, apesar da intensidade das chuvas, está tudo sob controle. A instituição destaca que é preciso que a população tenha consciência, principalmente nesse momento, e não jogue lixo nas ruas, não desmate, e também atenda as recomendações da Defesa Civil de sair de áreas de risco.

Com informações do Centro de Meteorologia de Sergipe
Foto: Lindivaldo Ribeiro/Correio de Sergipe

Você pode querer ler também