ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 9:18:59

logoajn1

Cohidro estará na 52ª ExpoLagarto

 

Nesta sexta-feira, 4, começa a 52º Exposição Agropecuária de Lagarto. Prefeitura, Governo do Estado e Faese uniram esforços para promover esta edição do evento, que serve de vitrine ao universo agropecuário do município e região. Para os criadores será a mostra de caprinos e ovinos a parte mais aguardada festa, que ainda conta com a venda de animais e stands expositivos ao público. Dentre eles o da Cohidro, que trás como novidade uma feirinha de doces caseiros e cosméticos fitoterápicos, produzidos no Perímetro Irrigado Piauí.

 

A Companhia, que administra o Perímetro Piauí, possui um stant fixo no Parque Nicolau de Almeida, local da festa, e tradicionalmente é expositora assídua de todas as edições do Evento. O Box da Cohidro se destaca dos demais pelo sempre bem cuidado jardim, onde são exibidas as principais culturas agrícolas possibilitadas pela irrigação pública no município incluindo as alimentícias, ervas medicinais, flores e plantas ornamentais. Além do lago, onde espécies de peixes de cativeiro também agradam aos visitantes, principalmente as crianças.

 

Nesta edição, a Cohidro traz uma exposição de vídeos produzidos nas lavouras irrigadas, mostrando o trabalho e técnicas aplicadas no cultivo de alimentos, com explicação dos técnicos da Empresa. Mas o que mais aguarda trair a atenção do público será a barraquinha de doces artesanais, produzidos pela agricultora familiar e orgânica Josileide de Carvalho (Dona Licuri), feitos de frutos e vegetais retirados do lote que ela cuida com o marido, Delfino Batista, no Perímetro Piauí.

 

Outra banquinha venderá produtos cosméticos fitoterápicos e plantas medicinais, que tem no Perímetro Irrigado o principal ponto de cultivo e coleta de espécies. Trabalho que tem origem na pesquisa de Rosimeire Barbosa (Meirinha), Coordenadora do Curso de Extensão de Práticas Interativas, do Curso de Farmácia da UFS.  Em uma área cedida pela Cohidro, junto à sede do Piauí, uma grande variedade de fitoterápicos são coletados e mantidos pela pesquisadora, para servir de estudo aos alunos da Universidade.

 

Fonte: Ascom/ Cohidro

Você pode querer ler também