ARACAJU/SE, 1 de maio de 2024 , 1:27:21

logoajn1

Conservatório de Música de Sergipe se destaca na formação profissional e de plateia no estado

 

 

Conservatório de Música de Sergipe se destaca na formação profissional e de plateia no estado

Fotos: Igor Matias

 

Foto: Conservatório de Música de Sergipe Sala Villa-Lobos-9961

Foto: Reforma do Conservatório de Música de Sergipe-0082

 

O Conservatório de Música de Sergipe, com 78 anos de história, possui uma trajetória marcada não apenas por uma jornada dedicada à música, mas também pelo momento atual de renovação e progresso. Localizada no Centro de Aracaju, a instituição é integrante da rede pública estadual de ensino e, há pouco tempo, passou por uma importante reforma, modernização e adequação da acessibilidade, promovida pelo Governo de Sergipe, que a consolida como um farol de excelência educacional e cultural no cenário sergipano.

A Sala de Concertos Villa-Lobos, recentemente renovada e agora em pleno funcionamento, representa não só um marco para o conservatório, como também para toda a comunidade musical do estado. Com uma acústica cuidadosamente projetada e capacidade para apresentações de música de câmara, a sala já serviu como palco para artistas de renome nacional e internacional, como Baden Powell e Nelson Freire, proporcionando um ambiente ideal para performances de alto nível.

De acordo com o diretor do Conservatório de Música de Sergipe, Heitor Mendonça, a instituição é a principal escola de música de Sergipe. “É uma escola que está caminhando para se tornar uma instituição de ensino musical centenária. Nessa perspectiva, estamos preparando a escola para o futuro. O Governo do Estado, recentemente, fez uma grande reforma, investindo cerca de R$ 3,7 milhões, obra que devolveu a Sala Villa-Lobos, única que nós temos aqui em Sergipe voltada para a música de câmara, com acústica preparada para tocar instrumentos acústicos, não eletrificados, com projeção de som diferenciada”, ressaltou.

Importância

Mais antigo professor da instituição, com quase quatro décadas dedicadas ao conservatório, Joel Magalhães destacou a importância e a contribuição da Sala Villa-Lobos para a formação musical dos alunos. “Sou o professor mais antigo, coordenador há 18 anos. A Sala de Concertos Villa-Lobos, recém-inaugurada, é um exemplo do compromisso da gestão estadual com a educação musical. Os alunos estão empolgados com as novas possibilidades que essa sala oferece, especialmente em termos de performances e prática em palco”, disse.

Além disso, o professor Joel ressaltou a importância do conservatório como uma fonte de educação musical acessível e de qualidade para alunos não só da capital, mas também de todo o estado. “Temos alunos vindos de diversas partes do país, buscando uma formação musical sólida e autêntica. O conservatório tem sido um ponto de referência essencial nesse processo”, afirmou.

Um dos expoentes sergipanos que teve sua formação musical abastecida pelo Conservatório de Música de Sergipe é Irineu Fontes, músico, produtor cultural e membro do Conselho Estadual de Cultura. Com uma carreira de mais de 42 anos dedicada à música e à cultura, ele ressaltou a importância do conservatório para a cena cultural de Sergipe. Irineu ingressou no conservatório aos 9 anos de idade e lá estudou seis anos violão, composição e regência. Aos 10 anos, fez um concerto na Sala Villa-Lobos. O músico contou que a sala sempre foi muito boa, mas os anos passaram e o espaço foi tendo problemas com infiltração e acabou ficando fechado por muito tempo.

“E, agora, a sala foi renovada. Estive lá e pude conferir o belíssimo trabalho que fizeram e vai dar um suporte muito grande. O conservatório, que tem a responsabilidade de fomentar a música em Sergipe, é o portal de formação do músico. A Secretaria da Educação está fazendo um trabalho bem interessante lá. Gosto muito do que está acontecendo, principalmente com a Sala Villa Lobos. É isso que a gente quer: uma escola técnica, que traduza, de fato, a música, não só a erudita, como a música popular e técnica-digital”, pontuou.

Formação de público

O Governo do Estado também tem empreendido esforços para formação de público e promover a apreciação musical, desfazendo a crença de que a música clássica está restrita a determinados segmentos. Eventos regulares, como concertos didáticos e o projeto Opera Pipoca, oferecem oportunidades para alunos e comunidade se envolverem com a música em suas diversas formas. Com a Sala de Concertos Villa-Lobos agora em pleno funcionamento, o conservatório planeja expandir ainda mais seu calendário de eventos, incluindo concertos e outros programas culturais.

“Nós temos uma agenda muito grande ao longo do ano, com eventos que vão desde encontros internacionais a com grandes músicos daqui. A gente já fazia esses encontros de forma reduzida e, agora, com a Sala Villa-Lobos reformada, a gente vai poder ampliar isso. Desta maneira, são vários projetos que pretendemos não só trazer aqui para a Sala Villa-Lobos, como outros também pretendemos, no futuro, abrir editais de ocupação para poder dar vazão a essa produção cultural de Sergipe”, informou Heitor Mendonça.

A agenda dos eventos está disponível no endereço eletrônico https://www.cmse.com.br/agenda-2024.

Cursos

O Conservatório de Música de Sergipe se destaca pela diversidade e qualidade na educação musical. Desde a musicalização infantil até o curso técnico, a instituição atende a uma ampla gama de alunos, proporcionando oportunidades para o aprimoramento musical. Atualmente, conta com 1.025 alunos, 15 educadores profissionais e 19 professores efetivos. As aulas acontecem, em média, três vezes por semana, com a oferta de cursos nas seguintes modalidades: musicalização, formação inicial, formação continuada, além do curso técnico profissionalizante, com duração de três anos.

Em dezembro, foi realizado o Processo Seletivo 2024 para ingresso de alunos. A seleção acontece anualmente e as aulas tiveram início no mesmo período da rede estadual de ensino. Além disso, o conservatório oferta também cursos de férias e oficinas preparatórias.

“Nós estamos vindo de um dos maiores processos seletivos da história do conservatório. A gente vem numa crescente. No ano passado, foram 2.700 candidatos para cerca de 600 vagas em diversas modalidades”, disse Heitor Mendonça.

Processo seletivo

Durante a entrega da reforma, o governador Fábio Mitidieri anunciou a realização de processo seletivo para educador musical, que visa a contratação de 34 profissionais de nível superior para atuação no espaço. “É um processo seletivo para a contratação de 34 educadores profissionais em diversas áreas, que vai suprir a demanda do conservatório pelos próximos dois anos. A previsão é termos ainda um concurso para professor efetivo da casa, que não acontece há cerca de duas décadas. A ideia é de que esse concurso seja incluso no certame que está sendo programado para toda rede estadual de ensino”, informou Heitor Mendonça.

Modernização

Reafirmando o compromisso com a excelência educacional e cultural, o Conservatório de Música de Sergipe está na expectativa de construção de um moderno estúdio de gravação, que pretende adicionar uma nova dimensão à oferta educacional, abrindo caminho para a produção fonográfica e a formação de profissionais.

Ainda segundo o diretor do conservatório, a pretensão é transformar o conservatório numa escola moderna. “Queremos implantar no conservatório um estúdio de gravação, com equipamentos modernos. É o nosso projeto para o futuro. Construindo esse estúdio de gravação, vamos ter a possibilidade, não só de acompanhar a evolução dos nossos alunos, como também vamos ter condições de gravar a produção dos nossos grupos musicais pedagógicos. E mais ainda, a ideia é integrar à cadeia produtiva da música com a educação profissionalizante e abrir um curso novo de produção fonográfica, algo que não existe no estado”, revelou.

 

Você pode querer ler também