ARACAJU/SE, 15 de abril de 2024 , 9:42:33

logoajn1

Defesa Civil de Aracaju inscreve para formação de voluntários

Entre os dias 11 e 13 de abril, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizará a capacitação de novos voluntários para os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil -Nupdecs.

A formação visa preparar os interessados para compor, prioritariamente, os Núcleos já existentes, nos seguintes bairros: Jabotiana, Cidade Nova, Porto Dantas, Soledade, bairro Industrial, bairro América e zona Sul (bairros da antiga Zona de Expansão).

As aulas teóricas serão ministradas pela equipe de Defesa Civil e parceiros nos dias 11 e 12, das 19h às 21h30, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Já no sábado,13, as atividades ocorrerão das 8h às 11h, com a visita técnica às áreas de risco pré-definidas pela coordenação.

O conteúdo programático, que soma 12h de capacitação, visa ampliar a percepção dos riscos na comunidade, instruir sobre procedimentos de segurança e orientar sobre o fluxo de atendimento dos órgãos envolvidos na prevenção e resposta às situações adversas.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, essa é uma parceria que contribui significativamente com as ações de Proteção e Defesa Civil. “Essa interlocução com as comunidades amplia a efetividade do trabalho preventivo, reduz o tempo de resposta diante de situações adversas e aproxima as comunidades das ações de Defesa Civil”, salientou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, detalha algumas contribuições. “Os voluntários, nos proporcionam informações que partem das suas experiências e cotidiano na comunidade, auxiliando a Defesa Civil no mapeamento das áreas de risco, por exemplo. Interagimos continuamente, tanto através de canais de comunicação direto quanto nas reuniões promovidas regularmente”, explicou.

Concluídas as atividades da capacitação, os participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária serão certificados e estarão aptos a ingressar nos Nupdecs para contribuir, de forma voluntária, com ações da Defesa Civil que estão voltadas, principalmente, à prevenção e mitigação de riscos.

Vagas

Serão ofertadas 30 vagas, das quais 20 estão destinadas, prioritariamente, aos moradores de bairros onde já existem Nupdecs (Bairro América, Bairro Industrial, Cidade Nova, Jabotiana, Japãozinho, Porto Dantas, Santa Maria, Soledade e bairros da antiga Zona de Expansão; e outras 10 vagas serão disponibilizadas ao público em geral, podendo ocorrer remanejamento de vagas.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até a próxima segunda-feira (8), através dos seguintes canais:

-Preenchimento do formulário disponível através do link: https://docs.google.com/forms/d/14bTUKGz5uzZQFh–ELhB6YGmNVPkpcrdwLEH8hZJB7w/edit ;
– Através do telefone 79 3114-1745, em horário comercial;
– Presencialmente, em horário comercial, na sede da COMPDEC, situada à Rua Celso Oliva, nº114, bairro 13 de Julho.
– Link disponível, também, na bio do instagram @defesacivil.aracaju.

Fonte: AAN

Você pode querer ler também