ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 12:31:21

logoajn1

Depressão sazonal chega junto com o inverno; o que é e como evitar?

 

O Brasil é um dos países com o maior índice de depressão do mundo. Diversos fatores influenciam no transtorno psicológico e um deles é a chegada do inverno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 a cada 20 pessoas do mundo desenvolve depressão com a chegada da estação mais fria.

Essa mudança tem nome: depressão sazonal. Como definida pelo Ministério da Saúde, a depressão sazonal “caracteriza-se pelo início no outono/inverno e pela remissão na primavera, sendo incomum no verão.[…] Para diagnóstico, esses episódios devem se repetir por dois anos consecutivamente, sem quaisquer episódios não sazonais durante esse período”.

Por que temos depressão sazonal no inverno?

Patrícia Dutra , coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que diversos fatores influenciam na depressão sazonal no inverno, incluindo a diminuição da exposição à luz solar, mudanças nos ritmos biológicos e alterações nos níveis de neurotransmissores como a serotonina, que ajuda na sensação de prazer.

“Normalmente, os grupos mais afetados neste período são aqueles que vivem em regiões com invernos longos e rigorosos, onde a luz solar é escassa, bem como pessoas com histórico pessoal ou familiar de transtornos de humor, como depressão ou transtorno afetivo.”

Como melhorar a depressão sazonal no inverno?

Para driblar essa sensação de desânimo e tristeza, Patrícia enfatiza a importância da exposição à luz natural durante o inverno para regular os ritmos circadianos (variação de funções biológicas no período de 24 horas) do corpo. Ou seja: melhora de sono e humor.

Além disso, a prática regular de atividade física é uma ferramenta fundamental no combate à depressão sazonal: “O exercício físico libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir os níveis de estresse”, explica.

Lembrando que não é necessário grandes práticas esportivas no dia. Pequenas inclusões de exercícios na rotina, como yoga ou caminhada, podem ajudar na melhora e manutenção da saúde mental.

Comida ajuda na depressão sazonal?

A coordenadora de Psicologia também enfatiza a importância de uma alimentação balanceada e saudável na melhora da depressão e aumento de bem-estar:

“Priorizar alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, pode fornecer ao corpo a energia necessária para enfrentar os desafios do dia a dia.”

Socializar, apesar do frio e época mais caseira, também é essencial. Patrícia destaca a importância de buscar apoio social e profissional sempre que necessário. “Conversar com amigos e familiares sobre os desafios enfrentados pode proporcionar suporte emocional, assim como participar de grupos de apoio. Além disso, não hesite em procurar a orientação de um profissional de saúde mental para obter estratégias adicionais de enfrentamento.”

Fonte: IG

Você pode querer ler também