ARACAJU/SE, 29 de fevereiro de 2024 , 16:08:39

logoajn1

Dia do Cooperativismo acontece na praça Fausto Cardoso

 

As cooperativas sergipanas estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. O evento acontece no dia 1º de julho, das 8 às 13 horas na praça Fausto Cardoso, no centro da capital. Na oportunidade cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Sergipe (Sescoop/SE) para ofertar serviços gratuitos de saúde, educação, cidadania, além de apresentações artísticas.

Em Sergipe, as cooperativas, com o trabalho consolidado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. Cerca de dez cooperativas e aproximadamente 150 voluntários pretendem beneficiar três mil pessoas.

“As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa, que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país”, afirma João Teles de Melo Filho, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe OCESE/SESCOOP-SE.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Dia C

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país.

Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.

Fonte: Ascom do Evento

Você pode querer ler também