ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 19:05:18

logoajn1

Dia do Exército brasileiro é comemorado com festa no 28º Batalhão de Caçadores

Da redação AJN1

 

O 28º Batalhão de Caçadores, localizado no bairro 18 do Forte, zona Norte de Aracaju, o Dia do Exército Brasileiro, celebrado neste 19 de abril. A solenidade contou com formatura de novos soldados e entrega de medalhas a oficias e praças da corporação, além da presença de autoridades, a exemplo do prefeito de Aracaju em exercício, José Carlos Machado. e do vice-governador Belivaldo Chagas.

 

O Dia do Exército Brasileiro marca a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, a primeira Batalha dos Guararapes, que uniu brancos, negros e índios na resistência ao invasor.  O Dia 19 de abril também é tradicionalmente lembrado como o Dia do Índio.

 

O Comandante do 28º BC, Coronel Marco Aurélio Küster de Paula, disse que é essencialmente um dia de festa. “Hoje, nós comemoramos o dia do Exército brasileiro, 368 anos de atividade intensa no Brasil e estamos aqui para comemorar em nome da guarnição de Aracaju”, disse.

 

Batalhão de Caçadores

 

O 28 BC, Batalhão Campo Grande, foi criado em 28 de dezembro de 1838, na cidade de Desterro, atual Florianópolis. Antes de se instalar em Aracaju, em 07 de março de 1917, com a denominação de 41º Batalhão de Caçadores, o batalhão transferiu-se para o Rio de Janeiro e para Cuiabá. Ocupou,

 

inicialmente, o local onde se situavam as instalações do Hotel Palace. Em 1921, recebeu a denominação atual, 28º Batalhão de Caçadores, e em 1943, passou a ocupar as atuais instalações, no bairro 18 do Forte.

Você pode querer ler também