Da redação, AJN1
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou hoje (12), o tráfego no trecho do KM 94 da BR-101 Sul, sentido Aracaju-Estância, que estava em obas emergenciais de reparo há sete meses. As faixas internas estão recebendo a finalização do serviço. Uma cerimônia de entrega simbólica será realizada na próxima terça-feira (19), às 9h, com a presença do superintendente do órgão, Ismael Silva, e, a depender a agenda, com a do diretor Geral do Dnit, Valter Casimiro.
Os trabalhos foram iniciados em setembro do ano passado, com investimento de R$ 4,7 milhões, recursos do Ministério dos Transportes.
Desabamento
A parte do concreto da BR desabou no dia 22 de junho de 2014, entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Um ano depois do incidente, nada havia sido feito pelo Dnit que. Na mesma época, o Dnit trocou de superintendente, tendo assumido até os dias de hoje Ismael Silva que, após pressão da imprensa e motoristas, decidiu abrir licitação emergencial para iniciar as obras.
A empresa
A empresa sergipana responsável pela obra foi a FM Terraplanagem LTDA. O projeto refez a estabilização e recomposição do trecho, além do afastamento do canal, drenagem, pavimentação e sinalização rodoviária, além de obras complementares, tais como desvio e reconstrução de barreira de segurança.
Falha no projeto
O relatório final do Dnit apontou como causa principal do desabamento uma deficiência no projeto. Dessa forma, foi aberto processo de apuração de responsabilidade que está seguindo os trâmites jurídicos.