ARACAJU/SE, 2 de julho de 2025 , 0:31:39

Emurb mobiliza equipes para atuar em pontos alagados

 

Aracaju amanheceu sob fortes chuvas e a Prefeitura de Aracaju deixou de prontidão vários órgãos e secretarias, a fim de atuar de forma articulada em situações emergenciais ou que apresentassem riscos à população. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) distribuiu as equipes responsáveis pela desobstrução da drenagem nos pontos onde foram identificadas retenção das águas pluviais ou alagamentos e durante toda a manhã desta quarta-feira, 28, realizaram as atividades com mais celeridade em várias partes da cidade.

As chuvas intensas permaneceram no período da manhã, sendo registrados alagamentos em pontos com histórico deste tipo de ocorrência, mesmo com o trabalho preventivo desenvolvido pela empresa municipal. Alguns fatores acabam comprometendo a vazão das águas pluviais e provocam este tipo de transtorno a exemplo do descarte de pequenas quantidades de lixo, como garrafa de refrigerante, sacola plástica e carcaça de material eletroeletrônico, que acabam indo para dentro das manilhas e impedindo a passagem das águas das chuvas.

Em outros locais, como é o caso da avenida Euclides Figueiredo, bairro Cidade Nova, os alagamentos decorrem da saturação da rede que acaba absorvendo todo o material vindo dos loteamentos situados na região, principalmente nas partes mais altas. É o caso do loteamento Moema Mary, onde a Prefeitura executa a implantação da drenagem e só assim mitigará estes problemas, mas até a conclusão da obra é possível a ocorrência de novos alagamentos.

Além disso, a previsão é de que a média pluviométrica aumente nos próximos cinco anos em virtude de alterações climáticas. Sabendo disso, a Prefeitura criou o Plano de Contingenciamento, envolvendo órgãos da administração municipal, e cujo objetivo é traçar um cronograma de trabalho baseado na prevenção e recuperação das adversidades criadas pelas chuvas.

Trabalho

Desde as primeiras horas desta quarta, profissionais do órgão municipal atuam várias vias públicas, a exemplo das avenidas Euclides Figueiredo, Francisco Porto e na região do Centro Comercial. As equipes são remanejadas de acordo com o surgimento da demanda ao longo do dia. Caso seja necessário, a Emurb aciona os demais órgão da PMA. Todo o esforço nesta ação é com o intuito de mitigar os problemas, normalizar os trânsito e evitar alagamentos resultado da incapacidade momentânea de absorção da microdrenagem e inundações provocadas pelos canais.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).

Fonte: AAN

Você pode querer ler também