ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 6:58:13

logoajn1

Estudantes e artistas mantêm ocupação na sede do Iphan

Da redação, AJN1

 

Mesmo depois do anúncio do presidente em exercício, Michel Temer, de que o Ministério da Cultura será recriado, um grupo de manifestantes ligado à classe artística segue ocupando a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Aracaju. Como eles se revezam dia e noite, não há um número exato de participantes.

 

Os manifestantes ocupam a sede do Instituto desde o último dia 17, como forma de pressionar o governo Federal a recriar o Ministério da Cultura, pedido aceito no sábado (21). No entanto, eles querem ter a certeza de que o Ministério voltará, além de não reconhecerem publicamente o governo Temer como legítimo 

 

“Retomar como MinC foi apenas a reparação de um erro grotesco, mas o ministro que lá está não representa a cultura. Não reconhecemos esse governo como legítimo que só se preocupa em descontruir políticas sociais. Só sairemos daqui quando o Brasil voltar ao normal”, enfatiza Moises Siqueira, Estudante de arqueologia da Universidade Federal de Sergipe.

 

Os integrantes da ocupação revelaram a existência de uma carta-manifesto para ser lida diante de representantes da Secretaria de Estado da Cultura. Na quarta-feira (25), acontece uma audiência no Iphan às 19h.

 

Nota

 

Em nota divulgada no portal do Iphan, a direção do Instituto informou que o Instituto vem presenciando ocupações e manifestações em suas sedes organizadas por movimentos culturais e por profissionais ligados à Cultura.

 

Você pode querer ler também