ARACAJU/SE, 3 de julho de 2025 , 23:41:06

Evento reúne contadores de histórias na Epifânio Dória

 

A oitava edição do Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe acontece de hoje (23) e amanhã (24) na Biblioteca Pública Infantil Epifânio Dória, no bairro 13 de Julho em Aracaju. O evento tem como tema “Minhas, Suas, Nossas Histórias”, e seu objetivo é fomentar a cultura e a inclusão na contação de histórias.

“O Encontro que já faz parte do calendário de atividades da Biblioteca visa reunir contadores e educadores de Sergipe e de outros estados, em torno de discussões a respeito da arte de contar histórias como elemento integrador entre o livro e a leitura, aprofundando o entendimento das histórias infantis, debatendo o valor literário, o significado simbólico e o impacto cultural das histórias na formação de leitores, além de disseminar esta milenar arte da oralidade”, explica a diretora da Biblioteca Infantil, Cláudia Stocker.

No encontro serão promovidas mesas redondas, cujos temas serão: “De todos para todos: a contação de histórias inclusiva” e “A Contação de Histórias e o Resgate Cultural”. Além das mesas, oficinas temáticas serão ministradas aos participantes, e no dia 24 das 14h às 18h, acontecerá no Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a Ciranda de Histórias aberta ao público, incluindo crianças, que poderão ouvir histórias contadas por diversos contadores de Sergipe e outros Estados.

Paralelo ao Encontro, acontecerá a tradicional Feira Literária,com a presença de escritores da literatura infanto-juvenil de Sergipe. Neste ano o evento terá a presença da Editora Mundo Leitura (AL), da escritora Claudia Lins; das escritoras de MG – Leda Gonzaga e Fátima Coelho; Sunny (SP) e Celina Bezerra (BA); com livros que retratam histórias inclusivas, entre outros.

As inscrições para o Encontro foram abertas em dezembro de 2017 através da fanpage do Encontro e encerrou no inicio de março com 250 pessoas inscritas de Sergipe e outros Estados. Neste ano, a Creche Almir do Picolé será a beneficiada com mantimentos arrecadados nas inscrições solidárias, feitas todos os anos pela Biblioteca.

*Com informações ASN

Você pode querer ler também