ARACAJU/SE, 22 de junho de 2024 , 1:12:36

logoajn1

Falta de vitamina B12: causas, consequências e soluções

 

Nos últimos meses, a vitamina B12 tem sido propagada como a solução imediata para quem sofre de cansaço e desânimo no cotidiano. Promessas de que o complemento vitamínico é capaz de fornecer energia, força e vitalidade conquistaram diversas pessoas.

“Não há benefício comprovado em tomar vitamina B12 para a fadiga, a menos que você tenha uma deficiência que cause anemia”, afirmou a médica Trisha Pasricha, em coluna publicada no jornal The Washington Post.

Para entender mais sobre a vitamina B12, conversamos com a nutricionista Sol Moraes, que explicou sobre a importância da vitamina e a forma correta de consumi-la.

“A B12 é uma vitamina hidrossolúvel (que dilui na água), sintetizada exclusivamente por microrganismos (bactérias) e, além dos suplementos, pode ser encontrada na carne vermelha, ovos, fígado e peixes. Não existe nenhum alimento vegetal que tenha B12 com boa absorção”, diz a especialista

Causas da falta de vitamina B12

A nutricionista explica que normalmente, a vitamina B12 é absorvida na última parte do intestino delgado, mas para ser absorvida ela tem que ser combinada com o ácido clorídrico produzido no estômago.

“Porém, metade da população tem falta de ácido clorídrico, a hipocloridria, que é causada por estresse, ansiedade, uso excessivo de antiácidos, distúrbios da hipófise, envelhecimento e cirurgias gástricas”, diz Sol.

Outras causas podem ser: baixa ingestão através da dieta (dieta vegetariana ou vegana estrita); problemas intestinais (disbiose) ou uso crônico de medicações para diabetes e antiácidos.

Quais são os sintomas da falta de vitamina B12?

  • Perda de memória recente;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Formigamento nas extremidades (mãos e pés);
  • Dificuldade de concentração;
  • Confusão mental;
  • Estados depressivos.

Como aumentar a vitamina B12?

Para aumentar a presença da vitamina B12, é importante consumir alimentos que sejam ricos dessa substância. Se o consumo de alimentos não for suficiente, suplementar é a melhor opção.

Para pessoas com anemia sintomática, sintomas neurológicos ou neuropsiquiátricos, bem como em gestantes e crianças, a opção injetável pode ser a melhor escolha. Já a versão em comprimido se adequa melhor a pacientes com uma deficiência leve à moderada.

Fontes de vitamina B12

A vitamina B12 está presente principalmente em alimentos de origem animal como: ovos, leite e derivados, carne, peixe e frango.

O que a falta de Vitamina B12 pode causar?

A deficiência de B12 não tratada, pode acarretar em problemas neurológicos, dificuldade para andar, piora de osteoporose, esclerose múltipla, agravamento do estado periodontal dos dentes, perda de memória, incluindo a chance de ter Alzheimer. Em grávidas, ainda pode levar ao fechamento defeituoso do tubo neural do bebê.

A profissional destaca que a B12 é indispensável na síntese de hemácias (células sanguíneas), ajuda nosso sistema endócrino reduzindo o risco cardiovascular, previne a anemia e é importante para o funcionamento do sistema nervoso.

Importância de ir ao médico para diagnóstico e tratamento

“Ir ao médico ou nutricionista é imprescindível para ter um acompanhamento nutricional, que foque no monitoramento dos seus exames para avaliar, prevenir e tratar possíveis deficiências”, conclui a nutricionista.

Fonte: Terra

Você pode querer ler também