ARACAJU/SE, 26 de fevereiro de 2024 , 21:47:32

logoajn1

Feriado de Corpus Christi: confira o que abre e fecha

Da redação, AJN1

Em virtude do feriado nacional desta quinta-feira (3), alusivo ao Dia de Corpus Christi, o funcionamento do comércio e órgãos públicos sofreram alterações. Vale frisar que, em decorrência da pandemia da Covid-19, há medidas restritivas em vigor para conter a propagação da doença. Confira o que abre e fecha:

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências neste feriado. No entanto, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como, os canais digitais e remotos de atendimento.

Centro comercial

As lojas do centro de Aracaju, segundo o Sindicato dos Lojistas de Sergipe (Sindlojas), estarão fechadas.

Supermercados

Os supermercados, de acordo com a Associação Sergipana de Supermercados (ASES), podem funcionar neste feriado, mas os “que optarem por funcionar nessa data, devem cumprir o regimento de pagamento de feriados a seus funcionários”, observa a entidade.

Sobre parques, praias, feiras livres e mercados, a Prefeitura de Aracaju ainda não divulgou informações até o fechamento deste texto..

Ceasa

A Central de Abastecimento em Aracaju informou que abrirá das 3h às 16h.

Shoppings

Até o fechamento desta matéria, os shoppings Jardins, Parque Aracaju e RioMar, ambos na capital, informaram que não havia uma definição da direção sobre o funcionamento.

O Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, funcionará normalmente; e o shopping Peixoto, em Itabaiana, funcionará em horário especial: das 12h às 21h.

Hemose

O Hemose estará fechado no feriado.

Saúde Aracaju

As quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo para os casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19 estarão abertas normalmente, das 7h às 18h. São elas: UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa).

Já o atendimento da Rede de Urgência e Emergência, ofertado nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva segue com serviço 24h.

Vacinação

A Prefeitura de Aracaju segue a vacinação de pessoas com 58 e 59 anos sem doenças preexistentes. No feriado, começam a receber a vacinação os aracajuanos de 58 anos, nascidos de janeiro a março. Para ter acesso à vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Também será possível receber a vacina em 10 Unidades Básicas de Saúde e no drive-thru, instalado no Parque da Sementeira, após cadastramento no Portal VacinAju e liberação do código autorizativo.

A SMS também segue vacinando os demais públicos prioritários, a exemplo de pessoas com comorbidades, profissionais da educação, segurança, saúde, do transporte público e idosos.

Estado

As repartições e órgãos da Administração Pública Estadual Direta, Autarquias e Fundações não funcionam neste feriado. Mas esta medida não se aplica as atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde, segurança pública e congêneres. Sendo assim funcionam os serviços mergênciais como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, Samu 192, hospitais e demais unidades de saúde de urgência.

Você pode querer ler também