ARACAJU/SE, 14 de julho de 2024 , 23:54:58

logoajn1

Fies espera recuo do Governo sobre aumento do ICMS na conta da energia elétrica industrial

26/06/2015 – 15h19

 

Apresentar uma nota técnica sobre o impacto do aumento da alíquota do ICMS da energia elétrica sobre o segmento industrial. Esse foi o objetivo da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), em uma coletiva de imprensa realizada na manhã dessa sexta-feira, 26, durante um café da manhã, na sede da Federação. Participaram da coletiva, empresários e representantes dos diversos setores produtivos, representantes do comércio e do setor rural, bem como a imprensa local.

O superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomercio), Alexandre Wendel, afirmou que há uma solidariedade com a Federação das Indústrias, visto que existe uma preocupação que essa situação ecoe também para o comércio.

“É nesse sentido que nós estamos aqui em solidariedade com a Federação da Indústria, para tentar evitar que isso aconteça, gere mais impostos, mais desemprego, mais indústria e comércio fechados, como vem acontecendo”.

O coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Alexandre Porto, acredita que essa medida pode trazer maiores prejuízos aos que a indústria já vem enfrentando. 

“Naturalmente esse impacto negativo na indústria vai ser transferido também para a atividade empresarial de um modo geral, porque a tendência é que, quando o setor primário e o secundário vão mal, o setor terciário, também aos poucos, começa a cair. Então, o Fórum se soma a iniciativa da Federação das Indústrias, parabeniza a atitude do presidente Eduardo Prado e espera que o Governo do Estado recue na tentativa de aumentar o ICMS da energia elétrica”, pontuou Porto.

O projeto de lei de autoria do Governo do Estado enviado à Assembleia Legislativa no começo do mês de junho propõe a majoração de 17% para 25 % do imposto sobre a energia elétrica consumida pela Indústria sergipana. O próximo passo apontado pelo Gabinete de Defesas de Interesses e Legislação da Fies é atuar com os Deputados das Comissões da Alese e com os demais a fim de sensibilizá-los.

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

Você pode querer ler também