ARACAJU/SE, 17 de julho de 2024 , 13:58:37

logoajn1

Forró Caju 2015: SMTT apresenta plano de operação para o trânsito e transportes

 

Entre os dias 19 e 29 de junho, acontece uma das festas mais tradicionais da capital sergipana, o Forró Caju 2015. Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, preparou uma operação para organizar diariamente o trânsito na área próxima à Praça de Eventos dos Mercados Centrais, onde acontece o evento. Além do Plano de Operações, a SMTT elaborou um Plano de Emergência e Contenção, para casos de desastres e imprevistos.

 

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas circulem pela região durante os 11 dias de festa, além dos bares e restaurantes itinerantes que funcionarão no local.  Sendo assim, algumas ruas do Centro Histórico serão fechadas temporariamente por conta de estrutura montada na Praça. Todos os bloqueios serão indicados por agentes de trânsito durante o dia e no horário do evento. Também serão fiscalizados o transporte público e os pontos de táxis especiais montados para facilitar o acesso aos forrozeiros.
 

A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, disse que tudo o que for atribuição da Semdec e dos órgãos que a compõe será assegurado. “O planejamento foi feito pensando em como facilitar a ida e a saída do evento, priorizando o transporte e o trânsito. Hoje, o que apresentamos aqui é a preparação de uma festa que tem a nossa cara, a cara de Aracaju. E o sucesso dela estará nas mãos de nós, servidores, nessa missão e função de servidores públicos. Daremos o tom do sucesso do Forró Caju e mostraremos a grandeza do nosso trabalho”, enfatizou a secretária.
 

Trânsito
 

Neste ano, mais de 40 agentes de trânsito estarão presentes no festejo com o objetivo de controlar e fiscalizar o trânsito e os transportes na região, garantindo a segurança de condutores e pedestres que circularão na festa, e dos que não participarão dos festejos. Serão bloqueados acessos à Praça de Eventos, controlado o trânsito nos principais cruzamentos e vias que ficarão sobrecarregadas com o isolamento e implantada sinalização viária temporária.
 

O Plano de Operações será iniciado no dia da abertura do Forró Caju, na manhã de sexta-feira, 19, quando os agentes de trânsito farão o monitoramento da área da festa, principalmente a av Otoniel Dórea. Às 17h30 será implantado um binário na avenida, utilizando a faixa na orla do Rio Sergipe. A partir das 18h as ruas circunvizinhas à Praça de Eventos serão fechadas e o tráfego será liberado somente para veículos autorizados. Toda a operação acontecerá diariamente durante o período dos festejos.
 

O diretor de trânsito de Aracaju, cap. José Luiz Ferreira, falou que além do Plano de Operações Padrão, a SMTT preparou também um Plano de Contingência. “Nunca tivemos situações de pânico em que esse plano precisasse ser colocado em prática, mas trabalhamos com a prevenção e caso haja algum desastre, saberemos como agir, dando apoio total aos serviços de saúde e atendimento às vítimas. Trabalhamos nesse plano a três meses e quando se trata de trânsito, a SMTT, principalmente os agentes de trânsito, que atuam diariamente nas ruas, faz a operação ser a melhor possível”, disse.
 

Direção perigosa por embriaguez alcoólica, velocidade incompatível com a via, invasão das áreas isoladas ao trânsito de veículos, estacionamento em locais proibidos e/ou prejudiciais à fluidez do tráfego são consideradas pela SMTT infrações corriqueiras em eventos como o Forró Caju. Por isso, o contingente do órgão também atuará nessa frente, coibindo ações que possam colocar em risco a segurança das pessoas.
 

Vagas de Estacionamento
 

Pensando na mobilidade das pessoas com deficiência e idosos, a SMTT reservará a rua Santa Rosa, no trecho entre a av Otoniel Dórea e a rua José do Prado Franco, para estacionamento. Para utilizar essas vagas especiais, o veículo precisa estar identificado com o cartão obrigatório emitido pela própria SMTT. O estacionamento estará próximo à entrada da festa e ao Camarote da Acessibilidade, facilitando o acesso ao Forró Caju. Ônibus de turismo poderão estacionar na av Antônio Cabral, em frente ao Clube do Vasco.
 

Transporte
 

Quem desejar ir ao Forró Caju 2015 terá a opção do transporte público. Os ônibus que têm em seu trajeto o Terminal de Integração do Mercado ‘Manoel Aguiar Menezes’ funcionarão normalmente, assim como as demais linhas urbanas de Aracaju, seguindo o itinerário original e os horários de circulação previstos. Sendo assim, à meia-noite, os ônibus seguirão para o descanso e retornarão às 4h do outro dia.
 

Também serão disponibilizados quatro pontos especiais para táxis. Eles estarão dispostos na av Otoniel Dórea, próximo à Praça General Valadão, av Antônio Cabral com Simeão Sobral, em frente ao Clube do Vasco, e outro na av Coelho e Campos com Dr. Carlos Firpo. O ponto dos táxis-lotação localizado na av Dr. Carlos Firpo operará normalmente para atender passageiros da região metropolitana.
 

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, concluiu: “o trânsito e o transporte é nossa exclusividade. Temos experiência, dedicação e força para realizar essa operação da melhor forma. Temos a parceria dos demais órgãos da Semdec, pois toda a secretaria está empenhada no Forró Caju. O Procon nos auxiliará na fiscalização do transporte irregular, pois é um serviço de consumo impróprio. Então, esse é o momento de mostrar o nosso valor”, encerrou.

 

Fonte: SMTT

Você pode querer ler também