ARACAJU/SE, 23 de fevereiro de 2024 , 0:59:06

logoajn1

HC realiza campanha de prevenção contra acidentes

Durante todo o dia de hoje, 24 de agosto, a Coordenação de Enfermagem do Hospital de Cirurgia, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o setor de Higiene e Limpeza, está realizando a Campanha de prevenção contra acidentes por materiais perfurocortantes. Passeios com atividades lúdicas e dinâmicas de conscientização estão sendo executados nos setores a fim de conscientizar os profissionais de saúde para que fiquem atentos ao descarte correto dos resíduos comum, infectante ou hospitalar.

Segundo a enfermeira Mirella Dornelas, responsável pela Coordenação de Enfermagem do HC, o objetivo do evento é orientar os funcionários contra acidentes por objetos perfurocortantes que causam comprometimento à saúde do trabalhador, seja ele da Instituição ou responsável pela coleta do lixo hospitalar. De acordo com a resolução nº 5, de 5 de agosto de 1993, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), objetos perfurocortantes são aqueles que podem causar perfuração ou corte, como por exemplo lâminas, bisturi, agulhas e vidros quebrados.

Além das atividades lúdicas, a infectologista e coordenadora da CCIH, Dra. Mariela Cometki, ministrará palestra sobre o tema da Campanha durante os três turnos. Dra. Mariela explica que campanhas como essa são necessárias e preventivas para o cuidado com a saúde dos funcionários. “Precisamos ter sempre esse olhar periódico aos nossos funcionários, para que eles não fiquem expostos a riscos como esses, causados por materiais perfurocortantes”, afirma.

Nas palestras, os funcionários estão sendo orientados sobre a importância do manejo e descarte consciente de materiais e podem esclarecer dúvidas a respeito das precauções que precisam ser tomadas para evitar o contágio de doenças através do material que é utilizado nos procedimentos.

Sobre o Hospital de Cirurgia

O Hospital de Cirurgia, fundado em 1923, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

Da assessoria

Você pode querer ler também