Interditado matadouro público de Itaporanga D’Ajuda

 

Da redação, AJN1

Como já estava previsto, na manhã de hoje (14), o matadouro municipal José Sobral Garcez, em Itaporanga D’Ajuda foi interditado. Para realizar a interdição foi montada uma força tarefa que envolveu as equipes dos Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Vigilância Sanitária, Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na tentativa de reverter a situação, a assessoria jurídica da Prefeitura de Itaporanga realizou uma reunião para definir quais procedimentos serão adotados. A informação foi passada pela assessoria de comunicação do município. Desde o ano passado, que a força tarefa montada por órgãos fiscalizadores e do meio ambiente vem detectando irregularidades na estrutura dos matadouros e nos procedimentos e equipamentos utilizados no abate dos animais. Também está previsto para hoje, uma audiência pública na cidade de Estância.

No início da manhã desta quinta-feira, por cerca de duas horas, marchantes, boiadeiros e fateiras bloquearam o trecho da BR-235, na altura do km-42, no povoado Junco em Areia Branca. A manifestação tinha como foco cobrar uma solução para os matadouros municipais, que com o fechamento determinado pela justiça, tem deixando dezenas de pessoas desempregadas.