O Itamaraty ampliou o número de vagas disponíveis para o concurso público para diplomata. No total são 50 oportunidades na classe inicial de terceiro-secretário. A alteração foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (29).
Além disso, o Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), divulgou o edital com informações sobre a prova (veja detalhes abaixo). Para participar da seleção o candidato deve ter nível superior em qualquer área. O salário é de R$ 20.926,98.
São 37 vagas para ampla concorrência, dez para negros e três para pessoas com deficiência. Inicialmente, com o edital que foi publicado em março, o concurso contaria com 30 vagas. Foram autorizados mais 20 cargos nesta quinta.
As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, entre as 8h de 6 de julho e as 22h de 3 de agosto. O valor da taxa é de R$ 229. Quem quiser solicitar isenção do valor também deve fazer o pedido por meio da página da banca organizadora. Veja o edital
O concurso será realizado em três fases:
- 1ª fase: Prova objetiva, com questões do tipo certo e errado de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte.
- 2ª fase: Provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.
- 3ª fase: Provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
A primeira fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 27 de agosto, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9h30, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15h, com duração de 3 horas.
As outras fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior.
A prova escrita de língua portuguesa será na data provável de 16 de setembro e terá duração de 5 horas, com início às 14h. A prova escrita de língua inglesa será aplicada na data provável de 17 de setembro e terá duração de 5 horas, com início às 14h.
As provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas datas prováveis de:
- 27 de outubro de 2023: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9h;
- 27 de outubro de 2023: Prova de geografia, iniciando-se às 15h;
- 28 de outubro de 2023: Prova de política internacional, iniciando-se às 9h;
- 28 de outubro de 2023: Prova de economia, iniciando-se às 15h;
- 29 de outubro de 2023: Prova de direito, iniciando-se às 9h; e
- 29 de outubro de 2023: Provas de língua espanhola e de língua francesa, iniciando-se às 15h.
O resultado final no concurso será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br na data provável de 29 de novembro de 2023.
Fonte: G1