ARACAJU/SE, 3 de março de 2024 , 19:42:04

logoajn1

Jane Guimarães é empossada na Academia Sergipana de Letras

 

Numa cerimônia emocionante realizada na noite do último dia 22 de novembro, tomou Posse na Academia Sergipana de Letras (ASL) a Bibliotecária e Documentalista, Poetisa e Escritora Jane Guimarães. Assume o cargo honorífico ao ocupar a cadeira de número 13, sucedendo o Conselheiro e Escritor Carlos Pinna de Assis. A Solenidade aconteceu no Museu da Gente Sergipana onde ela recebeu o Diploma, a Medalha e o Distintivo da ASL, além dos cumprimentos dos familiares, amigos, representantes de diversas Academias Literárias, Autoridades e familiares do Imortal Carlos Pinna de Assis. Na oportunidade, a Acadêmica Jane Guimarães convidou a Esposa do Imortal Carlos Pinna de Assis, Raquel Pinna juntamente com seu filho Carlos Pinna de Assis Júnior para prestar uma homenagem durante a Solenidade.

A casa de Tobias Barreto e de tantos ilustres membros agora é também a casa de Jane Guimarães que se compromete a contribuir, disponibilizando seu talento, conhecimentos e experiências. Jane Guimarães destaca o papel da ASL na preservação e na valorização da literatura produzida em nosso estado.  A Acadêmica menciona que a casa faz um grande trabalho, sob a liderança do seu presidente, José Anderson do Nascimento. Ela participa de todas as principais discussões que envolvem a nossa cultura sergipana, e exerce um papel importante nesse sentido, tanto ao preservar a memória como as obras dos nossos maiores nomes. A nova imortal da Academia Sergipana de Letras é autora dos livros: “Palavras que falam e outras Histórias, Memorial de Afetos e Aracaju berço de inspiração”, além de diversas Antologias publicadas e artigos em revistas e Jornais.

A Acadêmica falou da honra em ingressar na Academia Sergipana de Letras. “Vejo como um reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de minha vida. O Presidente Acadêmico José Anderson Nascimento é um intelectual visionário, homem de excelsa sabedoria! É uma honra tamanha e muita responsabilidade poder participar da Casa de Tobias Barreto. Estou sendo muito acolhida e sei do compromisso de levar meu conhecimento, minha experiência e principalmente o meu desejo de contribuir com a Academia Sergipana de Letras e com a sociedade sergipana através de projetos que elevam a nossa cultura”. O Presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, justificou o ingresso de Jane Guimarães na Academia a partir de suas contribuições culturais. “A posse da Acadêmica representa a renovação da instituição.

É um cargo honorífico, o novo membro ingressa na Academia pelo seu valor cultural, pela sua produção na escrita, na poesia, pelo ativismo cultural, como é o caso de Jane Guimarães. Esses atributos todos levaram Jane Guimarães à eleição na Academia e hoje estamos celebrando a solenidade de sua posse”, destaca José Anderson.Responsável por saudar Jane Guimarães durante o ato solene, a Professora, Advogada e Acadêmica Marlene Alves Calumby, fez um discurso emocionante permeado por relatos de momentos marcantes da vida de Jane Guimarães. “Jane Guimarães foi eleita por unanimidade e hoje estou muito feliz porque tenho certeza de que a Academia acertou, afinal, ingressa hoje um dos nomes mais importantes da vida intelectual de Sergipe no século XXI. Uma mulher ainda jovem, mas com um acervo de contribuições imenso que sem dúvida levará para a Academia Sergipana de Letras. Hoje é o dia de reconhecer a sua história”, comemora Marlene.

 

Você pode querer ler também