ARACAJU/SE, 28 de fevereiro de 2024 , 8:51:31

logoajn1

João Alves apresenta quadro clínico estável, diz família

Da redação, AJN1

O quadro clínico do ex-governador João Alves Filho é estável, embora grave. Foi o que informou a família nesta sexta-feira (26), em nome da filha Ana Alves, que está em Brasília acompanhando o pai no hospital Santa Luzia.

Segundo Ana, após ser submetido a uma cirurgia na quarta-feira (24), para fixação de uma sonda alimentar, procedimento conhecido como gastrostomia, que consiste na colocação de um pequeno tubo flexível diretamente até o estômago, João reagiu bem, mas continua na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) respirando com auxílio de aparelhos.

Ana conta que, em virtude do Alzeimer avançado, a equipe médica preferiu realizar dois procedimentos cirúrgicos, a traqueostomia, que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia, a fim de facilitar a entrada de oxigênio, e a gastrostomia, conhecida como GTT, para que ele tenha uma melhora na qualidade de vida.

“A cirurgia foi um sucesso, mas ele continua na UTI e sem previsão de alta. Dr. João, além do Alzeimer avançado, está com traqueostomia para respirar melhor e o GTT para que possa se alimentar. Por ele ter Alzeimer, complica o quadro clínico dele, não é igual a de outras pessoas. O estado é grave e esses aparelhos são para ele ter uma melhora de vida, como respirar e se alimentar. Agradeço a todos pelas orações”, concluiu Ana.

Internação

João foi internado às pressas no último dia 15 de julho, por complicações decorrentes do Alzeimer. No último mês de maio, o ex-gestor foi internado após cair no banheiro de casa e sofrer um corte na cabeça, recebendo alta médica dias depois.

João é engenheiro civil e governou Sergipe por três vezes; foi prefeito da capital em dois mandatos e Ministro do Interior.

Você pode querer ler também