ARACAJU/SE, 3 de março de 2024 , 19:39:17

logoajn1

Leguminosas podem contribuir para redução de situações que ocasionam doenças crônicas

 

O Dia Mundial das Leguminosas é celebrado em 10 de fevereiro, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2018. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a iniciativa tem como metas, a erradicação da fome mundial, redução da obesidade e estimular a população a adotar uma alimentação mais saudável.

 

No Brasil, a leguminosa mais consumida é o feijão, porém, existem outras opções presentes na mesa dos brasileiros, como por exemplo: grão de bico, soja, ervilha verde, amendoim e lentilha.

 

É importante destacar que as opções citadas possuem alto valor nutricional, já que contam com proteínas, vitaminas, minerais e fibras benéficas ao organismo dos seres humanos. Por isso, a adoção das leguminosas na alimentação é fundamental para localidades onde há dificuldade de produzir proteínas animais e ainda, para públicos que optam por dietas vegetarianas e veganas.

 

Vale acrescentar que as leguminosas podem contribuir para redução de situações que ocasionam doenças crônicas, entre elas: diminuem o colesterol e controlam o açúcar no sangue (doenças cardíacas e diabetes), fibras e minerais (proporcionando equilíbrio do sistema digestivo) e ainda, colaborando com a sensação de saciedade, importante para quem precisa perder peso.

Com esse entendimento, as leguminosas são merecedoras de uma data comemorativa, já que colaboram com a saúde de seres humanos e animais do planeta.

 

Pesquise e converse com seu nutricionista, para saber quais as opções mais adequadas para incluir na sua dieta. Afinal, somente por meio de exames clínicos é possível identificar as deficiências nutricionais existentes no organismo.

 

Atento a demanda dos profissionais de saúde, o Senac EAD conta com vários cursos na área de nutrição e ainda, cursos livres que ensinam a obter o aproveitamento integral de alimentos.

Você pode querer ler também