ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 20:14:37

logoajn1

Maruim entrega kits para tratamento de diabetes

Cerca de 100 portadores de diabetes receberam nesta quinta-feira (28), kits para auxiliar no processo de tratamento da doença. O kit é composto pelo aparelho glicosímetro, fitas, lancetas, algodão, álcool e seringas.  A entrega aconteceu no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, em Maruim, e foi realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é vinculado a Saúde do município.

 

De acordo com a assistente social do Nasf, Larissa Aruba, o objetivo do grupo é fazer valer o direito previsto através da Lei Federal nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS), de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos.

 

“Esta ação do grupo é importante, pois coloca à disposição profissionais médicos especializados no tratamento do diabetes. Nos encontros mensais, os pacientes também recebem orientações nutricionais e participam de atividades físicas”, revelou a assistente social.

 

O cidadão que deseja utilizar o serviço, deve comunicar ao seu agente de saúde ou se dirigir ao Nasf, localizado na Clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Boa Hora, na rua Major Miguel, em Maruim.

 

Dados

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.

 

O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Ainda de acordo com a SBD, atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população.

 

Fonte: Ascom Maruim

Você pode querer ler também