ARACAJU/SE, 9 de outubro de 2024 , 22:37:39

logoajn1

MEC avalia cursos da UFS com notas 5 e 4

Dois cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) entre o final de fevereiro e início de março deste ano. Os cursos de Letras Português-Francês e de Engenharia Agrícola receberam notas 5, que é a pontuação máxima, e 4, respectivamente. De acordo com a chefe da Divisão de Regulação e Supervisão (Dires), Marluce Lopes, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd), um dos objetivos da avaliação de curso, que é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes.

“São utilizados instrumentos específicos, que têm como foco três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. A avaliação resulta na atribuição de conceitos, em uma escala que vai de 1 a 5”, relata a gestora.

A chefe da Dires pontua que o ciclo avaliativo de um curso é composto por três etapas. “Tem a instrução processual, o preenchimento de formulário eletrônico e a visita in loco, que pode ser presencial ou virtual. O conceito da avaliação é aferido por relatório elaborado pela comissão avaliadora e, ao final de todo o processo, a Secretaria de Regulação do MEC publica o ato autorizativo que, no caso de Português e Francês, é de Renovação de Reconhecimento”, detalha.

De acordo com o coordenador do curso de Letras Português-Francês, Renilson Oliveira, a avalização com nota máxima é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe do DLES. “Considerando que o curso de Letras Português-Francês é um dos cursos fundadores da UFS, assistimos, neste começo de ano 2023, a um reconhecimento histórico pelo MEC e gratificante a todos que fazem o curso, obtendo a nota máxima – 5. Esse reconhecimento se deu também pela qualificação acadêmica do corpo docente de Francês e Português. Sempre muito cioso em promover percursos formativos com qualidade no ensino, pesquisa e extensão. E se o processo avaliativo foi um sucesso, agradecemos imensamente a todos os membros do Colegiado do Curso, aos docentes do DLEV, DELI, DED e DPSI, que compartilham também a responsabilidade na formação profissional em Letras, aos discentes motivados e engajados, como também, a todos funcionários do DLES, e aos órgãos da gestão da UFS que nos deram toda assistência técnica necessária. Como percebemos, a vitória é de um todo coletivo que prima pela excelência na UFS”.

Em relação ao outro curso avaliado, o professor Douglas Romeu, chefe do Departamento de Engenharia Agrícola, ressalta o aumento do conceito quando comparado à última avaliação. “O curso de Engenharia Agrícola da UFS é o único do estado de Sergipe. Em abril de 2014, passou por Avaliação de Reconhecimento e recebeu o conceito 3. Em 2023, o Departamento de Engenharia Agrícola recebeu a terceira etapa da avaliação, a visita in loco, que ocorreu de forma virtual e foi realizada por dois avaliadores do MEC”, contou.

O professor comentou que alguns dos vários pontos avaliados foram espaço de trabalho para docentes em tempo integral, espaço de trabalho para o coordenador, sala coletiva de professores, salas de aula, acesso dos alunos a equipamentos de informática, bibliografia básica por unidade curricular, laboratórios didáticos de formação básica e laboratórios didáticos de formação específica.

“O Colegiado do Curso considerou que houve uma boa evolução e que continuará trabalhando, juntamente com a instituição, para alcançarmos a nota máxima, que é o conceito 5. No momento, a avaliação está em fase de revisão das notas e o colegiado divergiu dos avaliadores em alguns pontos. Assim, está sendo preparado um relatório para enviar ao MEC”, ressaltou Douglas Romeu.

As informações são da Ascom UFS.

Você pode querer ler também