ARACAJU/SE, 21 de maio de 2024 , 20:31:08

logoajn1

Mendonça rechaça pesquisa que põe SE em 2º no NE em números de homicídios 

O secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, disse nesta segunda-feira (19), que contesta os números da pesquisa divulgada pelo Ministério da Justiça que põe Sergipe em segundo lugar no Nordeste em número de homicídios dolosos, com 45 mortes para cada 100 mil habitantes em 2014, o que representa 999 homicídios naquele ano, perdendo apenas para o Ceará, estado com a maior taxa por grupo de 100 mil habitantes: 46,9 homicídios, equivalente a 4.144 mortes.

“Respeito os dados, porém, contesto. É impossível, por exemplo, que o estado de Alagoas saia de 70% em homicídios para 30% em apenas um ano. Isso não acontece em lugar nenhum no mundo. Na verdade, existe uma grande disputa de imagem entre os estados e nós não estamos preocupados com isso. Muito pelo contrário, queremos apresentar números verídicos, até porque precisamos dos investimentos do governo Federal aqui em Sergipe”, destacou Mendonça.

Para ele, Sergipe não está em segundo lugar, como aponta a pesquisa ministerial. “A pesquisa foi feita pelo ministério da Justiça e esses números são anteriores a nossa gestão”, defendeu ele.

O secretário também criticou as leis criminais que acabam amparando os delinquentes.  “Não adianta a polícia prender e a Justiça soltar os bandidos no dia seguinte. Nossa polícia já prendeu até o momento cinco mil pessoas, é quase o número da população carcerária no Estado. Só este ano, já apreendemos mais de oitocentas armas de fogo. Nós estamos agindo, fizemos concurso para Polícia Militar e Civil. Estamos tratando marginal como marginal”.
 

Você pode querer ler também