Missa do Galo promete atrair centenas de fieis na Catedral Metropolitana de Aracaju

Por Juliana Moura/CS

 

A Catedral Metropolitana de Aracaju, no Centro da cidade, este ano terá uma programação diferenciada para o Natal. Hoje (24), às 19h30, haverá missa o com arcebispo Dom José Palmeira Lessa, e, à meia noite, especialmente, será realizada a Missa do Galo, que será celebrada pelo pároco padre Manoel Barbosa, e promete atrair centenas de fieis.

 

Segundo o padre Genivaldo Garcia, da Paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Jardins, devido a grande quantidade de fieis que devem participar da Missa do Galo, a Guarda Municipal de Aracaju fará o policiamento, tanto na igreja, quanto na redondeza. E o padre acrescenta que o Natal deve ser lembrado pela chegada do menino Deus, redentor da humanidade.

 

“A Catedral ficou durante anos sem realizar a Missa do Galo, mas o padre Manoel Barbosa, pároco da igreja, resgatou essa tradição em 2014 e este ano teremos novamente. E a expectativa é que a igreja fique lotada. Como a missa é relativamente tarde, a Guarda Municipal fará o policiamento na igreja e na redondeza para que os fieis possam vir tranquilos à missa. É um momento muito especial para a igreja, assim como para os católicos, pois no Natal Deus deu a humanidade um grande presente, que foi seu filho Jesus Cristo, para trazer salvação, paz, harmonia e solidariedade”, disse.

 

E o padre frisa que o Natal é o momento de reconciliação e de propagação da paz e do amor. “Todos devem aproveitar o Natal para se reconciliar e “quebrar” muros. É preciso amenizar a violência, a frieza e propagar a paz e criar pontes de amizade. Vivemos um período conturbado e os relacionamentos interpessoais, por exemplo, precisam ser revistos. O Natal é o período da paz e do amor”, conclui o padre Genivaldo.

 

Programação

 

Além das tradicionais missas, no dia 24 também haverá às 16h, apresentação da banda musical do Corpo de Bombeiros de Sergipe (CB/SE), às 18h apresentação teatral sobre o Nascimento de Jesus com a comunidade Shalom e às 21h show com o cantor Jonny Mendes, de Brasília. Já na sexta-feira, 25, às 8h será realizada uma missa com o padre Geovane Bomfim e às 16h30 com o pároco padre Manoel Barbosa.