ARACAJU/SE, 20 de julho de 2024 , 0:20:09

logoajn1

Motoristas de Carro-Pipa estão sem receber pagamento do Estado há cinco meses

Da redação, AJN1

 

Cerca de 50 motoristas que fazem a entrega de água potável em carros-pipa para abastecer 12 municípios sergipanos castigados pela seca estão sem receber pagamento do governo do Estado há mais de cinco meses. Com isso, o fornecimento de água aos sertanejenos está comprometido.

 

Segundo os pipeiros, como são popularmente conhecidos, o governo estadual é quem não está honrando com as dívidas. “Fazemos 20 corridas por mês e o faturamento é menos de R$ 5 mil. Nossa situação é difícil. Eu, por exemplo, prestei os serviços em novembro, dezembro e janeiro, nesse meio termo, só recebi o de novembro. Tem outros colegas que estão desde outubro sem receber. Nós trabalhamos e queremos receber”, denuncia um dos motoristas, que não quis se identificar.

 

A Operação Carro-Pipa distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Estado.

 

Situação de emergência

 

Em Sergipe, de setembro de 2015 até agora, 12 municípios decretaram situação de emergência por conta da seca, a informação é do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil. Desses, dez já foram reconhecidos pelo Governo Federal, e três (Graccho Cardoso, Itabi e Pinhão) ainda estão sendo analisados.

 

Os municípios são: Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde e Porto da Folha.

 

Contato

 

A reportagem da AJN1 não conseguiu entrar em contato com a Secretaria da Inclusão Social, pasta responsável pela Defesa Civil estadual, nem com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), subordinada à Secretaria de Agricultura. 
 

Você pode querer ler também