ARACAJU/SE, 8 de setembro de 2024 , 5:54:06

logoajn1

MPF realiza audiência pública sobre falta de atendimento bancário para beneficiários do INSS em Sergipe

 

O Ministério Público Federal (MPF) convoca os moradores dos municípios sergipanos de Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande para uma audiência pública sobre a deficiência no atendimento bancário a beneficiários e pensionistas do INSS. O encontro ocorrerá no dia 12 de setembro, das 9h às 11h, no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Pacatuba. Além da população local, representantes de órgãos governamentais, da sociedade civil e de organizações não governamentais também foram convidados para participar do debate.

O MPF deseja ouvir especialmente idosos e pessoas com deficiência sobre as dificuldades enfrentadas devido à falta de uma agência do Bradesco, o banco responsável pelo pagamento dos benefícios do INSS na região. De acordo com uma denúncia recebida pelo Ministério Público Estadual e repassada ao MPF, os moradores informam que há apenas um ponto de saque em Pacatuba, com funcionamento limitado pela distribuição de senhas. Por outro lado, o Bradesco afirma que existem cinco estabelecimentos comerciais operando como Bradesco Expresso em Pacatuba, dois na Ilha das Flores e dois em Brejo Grande.

O Banco Bradesco tem um compromisso contratual com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atender aposentados e pensionistas nos três municípios mencionados. A falta de uma agência física na região dificulta especialmente a vida dos idosos e deficientes, que precisam viajar para cidades vizinhas para sacar seus benefícios, o que gera insegurança e impacto financeiro no município, uma vez que os pensionistas acabam realizando compras no comércio local. “Essa situação causa transtornos e prejuízos, pois os pensionistas precisam se deslocar mensalmente para sacar seus recursos,” explica o procurador da República Ígor Miranda.

A audiência pública será conduzida pelo procurador da República Ígor Miranda, com o suporte do promotor de Justiça Rodrigo Curvelo. Os interessados em falar durante a audiência devem se inscrever previamente pelo e-mail prse-gabinete3otc@mpf.mp.br, indicando “Audiência Pública Pacatuba” no assunto, para melhor organização do evento. A inscrição também poderá ser feita no momento da audiência, porém, devido à limitação de tempo, terão preferência aqueles que se inscreveram previamente.

*Com informações Ascom MPF

Você pode querer ler também