ARACAJU/SE, 13 de abril de 2024 , 18:51:31

logoajn1

Navio ancorado em estaleiro do rio Sergipe há 10 anos já pode ser desmontado

Da redação, AJN1

 

O navio cargueiro ancorado há 10 anos no Estaleiro Santa Cruz, na Barra dos Coqueiros, às margens do rio Sergipe, já pode ser desmontado. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21), durante vistoria de técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Ibama e Capitania dos Portos de Sergipe.

 

O barco tricolor, pintado nas cores preta, vermelha e branca, pertencia à empresa Heráclito Dantas, que o vendeu no início deste ano para um empresário sergipano que atua no comércio de produtos siderúrgicos, o qual aproveitará a carcaça metálica.

 

Para o desmonte, a nova detentora do cargueiro precisou de uma licença ambiental, atestando que não haverá danos ao meio ambiente. O aval, segundo a Adema, é válido por um ano, tempo necessário para o desmancho e para a empresa entregar à Adema e ao Ministério Público Estadual um relatório pormenorizado sobre o que foi feito.

 

Conservado

 

Durante a inspeção de hoje, os técnicos comprovaram que o aposentado cargueiro não está com vazamento de óleo e sua estrutura apresenta boa conservação. Os técnicos vão acompanhar o desmonte, bimestralmente, com fiscalizações internas e externas, até a conclusão final.

 

Paisagem X Problema

 

Visto de Aracaju, do outro lado do rio, a embarcação transformou-se num belo cartão postal. Mas na ótica dos moradores da Barra, interrompe a vista para a capital e é um grande poluidor do rio e criadouro de insetos peçonhentos.

 

O Navio

 

O Heráclito Dantas é um navio cargueiro de pequeno porte que pertenceu a H. Dantas Navegação, com 140 metros de comprimento e capacidade para transportar 15 toneladas. Ele chegou a Aracaju na madrugada do dia 07/06/2008, depois de 10 dias de viagem, transportando carga do Rio de Janeiro para Sergipe.
 

Você pode querer ler também