ARACAJU/SE, 22 de abril de 2024 , 16:24:09

logoajn1

Nova mancha de óleo com cerca de 4km é encontrada na praia de Atalaia

Da redação, AJN1

 

No final da manhã desta quinta-feira (2), uma nova mancha de óleo atingiu a praia de Atalaia, em Aracaju. Assim que foi informada do ocorrido, a Capitania dos Portos de Sergipe enviou uma equipe de inspeção naval ao local do incidente e realizou um sobrevoo na região, com apoio de uma aeronave da Petrobras, visando verificar a extensão da área afetada e também identificar a localização do possível ponto de origem do material.

 

A mancha encontrada hoje aparenta ser um resquício da anterior, vista no último dia 27 de maio no mesmo local. Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, no decorrer desta tarde, ações de limpeza dos pontos afetados pelo óleo foram iniciadas com o propósito de identificar as possíveis causas e responsabilidades pelos incidentes ocorridos.

 

Inspeções

 

No último fim de semana foram realizadas inspeções nas embarcações atracadas no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) e fundeadas nas proximidades, bem como iniciadas ações de verificação das instalações do Terminal de Carmópolis (Tecarmo) e das plataformas de petróleo, equipamentos sob responsabilidade da Petrobras.

 

Caso a mancha seja identificada como proveniente de uma embarcação ou plataforma, o responsável poderá ser autuado pela Capitania dos Portos, conforme previsto na Lei nº 9.966 (Lei do Óleo) e nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).

 

Com informações da Capitania dos Portos de Sergipe.
 

Você pode querer ler também