ARACAJU/SE, 13 de abril de 2024 , 19:17:45

logoajn1

PF desarticula esquema de tráfico de humanos no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou hoje (29) a operação "Salve Jorge", que teve como foco desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual e que usava ilegalmente o próprio nome da PF. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas.

 

De acordo com a Polícia Federal, o grupo fazia anúncios para atrair jovens amazonenses a apresentações artísticas na Coreia do Sul, mas na verdade tinha como objetivo a exploração sexual dos interessados.  As postagens em redes sociais eram feitas pela empresa Brazil Amazon Show & Productions e oferecia contratos para jovens dançarinos e dançarinas, com a promessa de pagar passagens aéreas, visto, alimentação, moradia e um salário de R$ 3 mil. Além disso, a PF era apresentada como validadora dos contratos de trabalho.

 

A PF informou que no curso das investigações foi identificada a participação de nacionais coreanos no financiamento do projeto criminoso, a maioria dos integrantes do grupo já esteve no exterior, tanto na Coreia do Sul quanto em países do leste europeu, agenciando dançarinos.

 

A deflagração da operação Salve Jorge ocorre na véspera do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, dia eleito pela Assembleia-Geral da ONU, e marca a participação da Polícia Federal na ‘Campanha Coração Azul’, que visa alertar a sociedade sobre o tráfico de pessoas.

 

* Com informações da Agência Brasil

Você pode querer ler também