ARACAJU/SE, 15 de abril de 2024 , 9:24:34

logoajn1

Prefeito de Aracaju recepciona integrantes do BID e apresenta projetos de infraestrutura executados na capital

 

O prefeito Edvaldo Nogueira recepcionou, na manhã desta terça-feira (27), integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A equipe veio à capital sergipana para mais uma visita e verificação dos projetos que estão sendo executados pelo município com recursos oriundos do financiamento feito com a instituição. São mais de R$ 300 milhões, que estão sendo empregados em diversas obras que trarão grandes impactos positivos para a cidade, como a construção da Avenida Perimetral Oeste, o novo conjunto habitacional do bairro Lamarão, com 484 casas, e a completa reforma do Parque da Sementeira.

Durante a recepção, o prefeito destacou a importância das obras do programa de requalificação urbana “Construindo para o Futuro”, financiado com recursos do BID, e que irão impactar a cidade como um todo, garantindo uma série de benefícios para as famílias, sobretudo àquelas inseridas nos territórios da Zona Oeste. Além da construção da Avenida Perimetral Oeste, considerada a maior obra do programa, também estão sendo construídos novos equipamentos sociais e de saúde, além de um novo conjunto habitacional, no bairro Lamarão.

“Sempre tivemos a ajuda do BID em nossas gestões, com recursos que foram muito importantes para a cidade. Sem essa parceria, a cidade estaria menor. Sou muito agradecido ao banco pelos resultados que temos. Essas obras que vocês financiam já têm impactos na percepção de que estamos deixando uma cidade melhor para o futuro. Todo o nosso empenho é para que, ao final de 2024, tenhamos praticamente todas as obras concluídas”, disse.

O prefeito reafirmou a importância do projeto, em especial a Avenida Perimetral Oeste, que vai interligar Aracaju ao município de Nossa Senhora do Socorro, e que trará benefícios à população aracajuana como um todo. “Aqui temos uma obra física,  mas que tem muita alma. Uma obra que tem mobilidade urbana, que vai aproximar as pessoas, que trará um impacto que a gente nem imagina. A Avenida Perimetral Oeste vai impedir a ocupação desordenada, vai melhorar a qualidade de vida daquela população, trazendo um impacto gigantesco para aquelas pessoas. Esta obra me emociona, porque vai ser importante para o progresso da cidade”, frisou.

A chefe de operações do BID, Paola Arrunategui, destacou que, nos três dias de visita, a equipe fará uma análise bem detalhada sobre as obras. Ela ressaltou, na reunião, que a equipe irá avaliar e entender de que forma a gestão municipal tem trabalhado para conseguir entregar as obras e parabenizou os gestores da administração municipal pela rápida celeridade com a qual o programa tem sido executado na capital. Paola acrescentou, também, que o BID está comprometido com os projetos, pois tem certeza de que a cidade será beneficiada em longo prazo.

Durante a reunião, a coordenadora do “Construindo para o Futuro”, Michele Lemos, fez uma apresentação técnica sobre o programa, mostrando os custos, as obras já realizadas e as que estão sendo executadas. Ela também detalhou a localização dos diversos equipamentos sociais que estão sendo construídos, como praças, unidades básicas de saúde, escolas, vias, unidades habitacionais, entre outros. A equipe do BID também assistiu vídeos com imagens aéreas dos diversos equipamentos sociais concluídos e em execução. Os integrantes da Missão BID também conheceram as ações de recuperação ambiental que estão em execução, como o Parque Ecológico Poxim, construção de ecopontos, reforma do Parque da Sementeira, entre outras.

O programa

O programa firmado pela Prefeitura de Aracaju com o BID já entregou diversas obras na capital, como oito praças no bairro 17 de Março, dois ecopontos e o novo cercamento do Parque da Sementeira. Estão em andamento a obra da Avenida Perimetral Oeste e a infraestrutura de um conjunto habitacional no Lamarão. Também foram pagas com recursos do financiamento as indenizações de desapropriações realizadas na área por onde a avenida passará. Uma praça, no bairro Jabotiana, encontra-se em fase de licitação, bem como a reforma interna do Parque da Sementeira. Duas praças no bairro Santa Maria, erguidas também com recursos do BID, também já foram entregues à população.

Acompanharam a reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Antônio Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Hallison Sousa (Seplog), Simone Santana (Assistência Social), o procurador-geral do município, Sidney Amaral, além da equipe da missão BID e gestores da Prefeitura de Aracaju que integram o programa.

Foto: Arthur DAvila/PMA

Você pode querer ler também