ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 6:05:56

logoajn1

Prefeito João Alves inaugura Complexo Viário das Palmeiras

Da redação, AJN1

 

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, inaugurou há pouco a obra de reestruturação viária na avenida Beira-Mar, na antiga Rotatória do Caju. O local passará a se chamar Complexo Viário das Palmeiras e contará com semáforos inteligentes que possuem câmeras de monitoramento do trânsito e podem ser programados para tomarem decisões de acordo com o fluxo de veículos. A obra foi iniciada no iníco de março deste ano.

 

A área de urbanização do Complexo Viário das Palmeiras foi ampliada em mais de 500 metros quadrados, contando com 29 palmeiras, 14 ipês, flores, grama e um monumento artístico. De acordo com Nelson Felipe, gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), as alterações causam mudanças não apenas no cenário paisagístico, graças à obra, mas na fluidez do trânsito que era considerado caótico no local em horários de pico.

 

Ainda Segundo o superintendente, o tempo de espera nos cruzamentos da região será reduzido, passando da classificação F (mais de 60 segundos de espera) para a classificação E (15 segundos em média durante o dia). Essa redução do tempo dará mais fluidez à via, e uma consequente melhora na mobilidade urbana da cidade. Além disso, o ajuste das vias e a reestruturação da rotatória reduz a possibilidade de retenção no cruzamento.

 

O trânsito

 

Com a nova regra de circulação, o condutor que está na avenida Beira-Mar, sentido Sul, e deseja retornar no sentido Centro, passa a ter um novo local para a manobra, logo no início do Complexo Viário das Palmeiras. Já o condutor que deseja acessar a ponte Godofredo Diniz, que dá acesso ao bairro Coroa do Meio, cruzará o Complexo aguardando a abertura do sinal localizado na avenida Beira-Mar, entre as pistas de sentido sul e sentido norte, passando depois por outro semáforo na cabeceira da ponte.

 

O condutor que está na ponte Godofredo Diniz, sentido Zona Norte, passa a ter a direita livre, parando somente quando o semáforo localizado na descida da ponte for acionado por algum pedestre ou ciclista.

 

Já o cidadão que deseja seguir pela avenida Beira-Mar, sentido Sul, deverá aguardar na faixa da esquerda. Esse cruzamento, assim como os anteriores, será controlado pelos semáforos.

 

Você pode querer ler também