Ao assinar o documento, Edvaldo destacou que o convênio “vem para socorrer o setor mais atingido pela pandemia do novo coronavírus e para revelar o tesouro que é Aracaju para o Brasil”. “É uma alegria muito grande poder assinar este Termo de Fomento para divulgar Aracaju como um destino turístico para todo o país. É um acordo que fazemos com o trade turístico para possibilitar que o turismo na nossa cidade volte a crescer em um momento pós-pandemia, uma vez que o setor do turismo foi o mais afetado. Com esses recursos, queremos projetar a nossa cidade para o Brasil e, com isso, atrair turistas gerando emprego, renda, desenvolvimento e movimentar a nossa economia. Aracaju ainda é um tesouro escondido que precisa ser descoberto pelo turismo nacional”, afirmou.
Presidente da Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho enfatizou que, com o convênio firmado com a Prefeitura, o setor do turismo “está otimista”. Ele acrescentou que o projeto “é um sonho antigo da associação e do trade turístico”. “É um marco na história do turismo em Aracaju. O convênio para o aporte de R$ 1 milhão está sendo celebrado no momento mais importante que é a retomada econômica do setor. Já temos visto os índices da pandemia caindo em todo o Brasil, então é o momento de planejarmos a retomada do turismo, que foi o mais atingido pela pandemia. Vamos retomar com muito mais força, vendendo Aracaju como um destino turístico em todo o país”, salientou.
O Termo de Fomento terá vigência de 12 meses e será executado pela Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe com o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo. À ABIH/SE caberá coordenar as ações previstas no Plano de Trabalho, supervisionar as atividades desenvolvidas, garantir apoio e orientação técnica aos profissionais da Semict, de forma gratuita, além de prestar informações necessárias ao órgão municipal para acompanhamento e fiscalização do termo.
Já a Semict será responsável por acompanhar a execução das metas e etapas do Plano de Trabalho, analisar as prestações de contas, examinar e decidir quanto às eventuais necessidades de reformulação das ações propostas, além de liberar os recursos em conformidade com o cronograma, fases e etapas.
Entre as ações previstas estão parcerias com operadoras de turismo, captação de eventos, produção de materiais de divulgação e Road Show. “Com a assinatura do termo já iniciamos algumas atividades com a ABIH para promover o verão de 2022. Já há a previsão de realização de duas caravanas para que a gente possa propagar o destino Aracaju para o próximo ano. As iniciativas serão continuadas e reunirão o trade, capacitando as pessoas para que possam, assim, mostrar a beleza que é Aracaju enquanto destino turístico”, detalhou o secretário municipal interino da Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Roberto Dantas.
Com informações da Secom