ARACAJU/SE, 13 de abril de 2024 , 18:49:54

logoajn1

PRF intensifica fiscalização nas estradas no período junino

Da redação, AJN1

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe intensifica, a partir desta quinta-feira (23), véspera de São João, o trabalho de fiscalização em virtude do aumento no fluxo de veículos circulando nas duas rodovias federais que cortam o estado (BRs 101 e 235).

 

Para isso, a PRF fará fiscalização em pontos e horários críticos para coibir comportamentos de risco como: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a mistura fatal de álcool e direção.

 

Orientações da PRF:

 

Na BR 101 “Norte”, entre os municípios de Rosário do Catete e Propriá, há obras de duplicação. Em alguns pontos não há acostamento e o motorista precisa redobrar o cuidado e reduzir bem a velocidade para não se envolver em acidente.

 

A PRF orienta ainda ultrapassagem sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado seu desejo de fazê-lo, dê a preferência e aguarde a vez. Sinalize toda a manobra com antecedência e não realize ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos.

 

Não há viagem para quem bebe ou usa drogas e dirige. Além de ser crime, os riscos para a vida aumentam consideravelmente. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos. Por isso se for dirigir, não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente. É importante lembrar que, após as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer traço etílico verificado é suficiente para o motorista pagar uma multa de R$ 1.915,40, ter a carteira suspensa por até 12 meses e ser impedido de seguir viagem, além de implicações criminais, a depender do teor alcoólico constatado.

 

Use sempre capacete. Mantenha distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”. Antes de trocar de faixa de rolamento ou ao aproximar-se de um cruzamento, use os retrovisores e observe atentamente o local. Não trafegue próximo a caminhões, pois o deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Não circule com o farol apagado, pois dificulta sua visualização pelos veículos que estão em sentido contrário.
 

 

Com informações da PRF

Você pode querer ler também