ARACAJU/SE, 3 de março de 2024 , 19:30:01

logoajn1

Procuradores de SE protestam contra indicação fora da Lista Tríplice

Da redação, AJN1

Vestidos de preto, oito procuradores do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE) protestaram por cerca duas horas, em frente à sede do órgão, contra a indicação do Procurador Geral da República fora da Lista Tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A manifestação faz parte do Dia Nacional de Mobilização pela Independência do MPF, que acontece em todo o país.

Na última quinta (6), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a escolha de Augusto Aras para o cargo, o que desagradou a ANPR.

Na avaliação da ANPR, a indicação do subprocurador-geral da República para o cargo de procurador-geral da República (PGR) “interrompe” um costume constitucional de quase duas décadas, de respeito à lista tríplice, seguido pelos outros 29 Ministérios Públicos do país.

Para a entidade, o “desrespeito” à lista tríplice foi o maior retrocesso institucional e democrático do MPF em 20 anos.

A ANPR ainda conclama os membros do MPF a se manterem em estado permanente de vigilância e atenção na defesa dos princípios da autonomia institucional, da independência funcional e da escolha de suas funções com observância do princípio democrático.

Você pode querer ler também