ARACAJU/SE, 5 de dezembro de 2024 , 0:41:41

logoajn1

Projeto Orla Pôr do Sol movimenta economia na localidade

O cenário não pode ser mais belo: céu, rio Vaza-Barris e um lindo espetáculo do sol. Localizada no bairro Mosqueiro, a Orla Pôr do Sol é um dos pontos mais bonitos e encantadores da cidade de Aracaju. E para fomentar ainda mais o turismo na região, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) deu início neste sábado (9), à nova edição do projeto "Pôr do Sol de Aracaju 2016", justamente no dia em que a iniciativa completa dois anos de existência. A programação será sempre a partir das 15h, todos os sábados. 

 

“Eu gosto dessas coisas simples, mas que agrada a população. Há dois anos esse projeto se iniciava. É uma feira de artesanato juntamente com outros atrativos e com isso gera emprego, renda e contempla a população da parte do Mosqueiro. Isso tudo culmina com esse belíssimo espetáculo do sol e essas músicas maravilhosas no rio e num palco, encantando a nós todos. São coisas como essas que faz parte de uma boa administração, pois tudo isso é feito devido a somação de esforços e todos que idealizaram”, fala o vice-prefeito, José Carlos Machado.

 

Além da tradicional feirinha da culinária e artesanato, a comemoração contou com apresentações teatrais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apresentações musicais e um caloroso parabéns com um bolo que foi dado para a comunidade para a confraternização. 

 

“Projeto importante, sobretudo para a comunidade local, que sobrevive desse projeto através da culinária, da gastronomia e do artesanato. A gente que fez esse projeto com tanta ênfase e que hoje já é reconhecido nacionalmente pelo Ministério do Turismo. Hoje completa dois anos e a gente só tem a comemorar. A gestão do prefeito João Alves Filho é empenhada em fazer com que essa comunidade, possa se inserir nesse projeto. Temos a Fundat, Emsurb, Smtt, GMA, Secom, Educação e Saúde como parceiras onde cada uma faz sua parte e conseguimos chegar ao objetivo do projeto, que é fazer com que a comunidade se insira no turismo em cada uma das coisas que aqui é ofertada”, refuta o secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho. 

 

Capacitação

 

Na oportunidade foram entregues certificados para turma de cursos ofertados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Uma delas foi dona Maria da Luz que fez o curso de bordado. “Eu tenho que agradecer a prefeitura, através da Fundat por essa oportunidade e conceder sempre esses espaços para a gente. Foi tudo de bom esse aprendizado que vou aplicar como fruto de renda”, conta. 

 

O casal Sonia Silva e Napoleão Pereira, ressaltam que melhor opção para o final de semana não há. “Espetacular esse incentivo que a Prefeitura trás, pois a comunidade aqui é carente disso e com isso valeu a pena a prefeitura dá essa oportunidade para a população e trazendo também o turista para se encantar com a nossa terra e com isso gera lucro. Já temos nosso destino todo final de semana”. 

 

Já para a professora Anne Caroline Nunes o objetivo é único: lazer para população. “É um projeto produtivo e muito importante, pois hoje a gente tem um lugar para sair e se distrair e lazer é importante para população. Ver também peças teatrais com crianças é belíssimo”, comenta. 

 

A italiana da cidade de Verrone, Maria Chiara, disse que está encantada com tudo e que foi bem recebida na cidade. “Estou adorando, pois acho tudo muito simples, porém muito agradável. Gostei também do acolhimento do povo daqui e é tudo muito animado. Esse local é propício para fazer passeios e estou adorando e quero voltar mais vezes”, revela. 

 

O evento contou a com presença da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Valéria, do assessor especial da Semict, Fábio Andrade, e de autoridades do trade turístico. Além da toda comunidade local e turistas.

 

Fonte: AAN

Você pode querer ler também