ARACAJU/SE, 27 de maio de 2024 , 3:48:38

logoajn1

Publicitários alcançam reconhecimento internacional com livro sobre Madonna

 

Na interseção entre o marketing e a devoção dos fãs, o livro “Madonna 40 anos de Vanguarda”, oferece um estudo abrangente sobre a genialidade da artista em termos de marketing e propaganda, deixando sua marca na cultura pop e acadêmica. Iniciado como trabalho de conclusão de curso na Universidade Tiradentes (Unit) pela egressa de Publicidade e Propaganda, Thati Aquino, e apresentado em 2011, o livro vai além da análise convencional ao explorar a influência marcante da Rainha do Pop no universo do entretenimento.

Uma década após a conclusão do TCC, no fim de 2022, a autora sentiu o desejo de revisitar e atualizar sua obra original. Durante esse processo, convidou José Fontes Netto para ser seu coautor, reconhecendo sua contribuição anterior e celebrando a longa amizade entre ambos, bem como a carreira de Madonna. “Ao longo de todo o ano de 2023, nos dedicamos à concepção e elaboração deste projeto, decidindo sobre o conteúdo e os temas a serem abordados”, destaca Thati.

Além disso, eventos relevantes relacionados à própria Madonna, como o anúncio de uma turnê e discussões sobre o envelhecimento, moldaram a abordagem do livro, conferindo-lhe uma dinâmica única e atual. “O livro apresenta uma narrativa dinâmica, explorando tanto questões do passado quanto do presente, enquanto convida os leitores a adotarem perspectivas alternativas”, explica a autora.

Parceria surpreendente

A obra já conquistou reconhecimento internacional e foi escolhida para compor o kit promocional da turnê “Celebration Tour” da cantora no Brasil, patrocinada pelo Banco Itaú. Foi uma surpresa para os ex-alunos, pois o livro foi finalizado muito antes de saberem que o Itaú havia contratado Madonna como garota-propaganda e que seu show faria parte do media kit deles.

“Naquela época, o livro já estava prestes a ser lançado, quando eles entraram em contato solicitando a possibilidade de incluí-lo no Media Kit. Foi necessário agir rapidamente para viabilizar essa inclusão, devido ao prazo apertado, mas conseguimos entender como o livro seria integrado ao kit. São 20 pessoas que estão recebendo, contendo o livro, duas fotos da Madonna e um convite para a área VIP do Itaú. Ou seja, o livro é um dos principais elementos do kit”, explica a publicitária Thati Aquino.

Essa parceria, que surgiu independentemente de qualquer influência externa, destaca o reconhecimento do trabalho e sua importância tanto no contexto cultural quanto corporativo. “No final, tudo deu certo, entregamos os livros ao Itaú dentro do prazo e eles estão circulando. Foi uma honra ver nosso trabalho nas mãos de pessoas como Astrid Fontenelle. Somos gratos à equipe de marketing do Banco por ter escolhido nosso livro. E já sabíamos de tudo sobre o evento, mas, por questões óbvias de confidencialidade, não podíamos divulgar até que o próprio Itaú e Madonna fizessem o anúncio”, completa José Fontes Netto.

O reconhecimento está rendendo frutos além das fronteiras, sendo destaque em diversos sites de países de língua portuguesa, como Portugal, Macau e Brasil, além de gerar inúmeros convites. “Fomos contatados pela agência Lusa, uma agência portuguesa de produção de conteúdo. Participamos de podcasts e da maior rádio de Portugal, entre outras oportunidades que estão surgindo. Claro que queremos expandir ainda mais e inclusive recebemos feedbacks solicitando a tradução do livro para outros idiomas. No entanto, isso precisa ser feito passo a passo. Mas é certo que o reconhecimento internacional já está acontecendo”, relata Thati.

Com a repercussão internacional do livro, os autores planejam expandir seu alcance para outras universidades, começando pela Unit e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Iniciaremos esse processo em Sergipe, que é o berço do livro, destacando a importância da Unit nesse contexto. O pioneirismo do livro ao introduzir essa discussão na academia ressalta ainda mais a relevância da participação da Unit nesse processo”, projeta Thati Aquino.

Sobre a obra

O livro “Madonna 40 anos de Inovação” é resultado de uma pesquisa minuciosa realizada pelos ex-alunos, que se dedicaram a examinar a trajetória da artista sob a ótica do marketing. A obra destaca a excepcional capacidade de Madonna em construir sua marca e gerar impacto cultural por meio de estratégias inovadoras e, muitas vezes, controversas.

“Madonna é reconhecida como a maior artista viva da história devido à sua habilidade singular de usar o marketing de maneira genuína e autêntica, sem orientação de agentes ou empresários. Ela compreendeu rapidamente como gerar impacto por meio da controvérsia e do escândalo, transformando tudo a seu favor. Ao contrário do padrão nos EUA, onde a polêmica pode prejudicar a reputação de uma celebridade, Madonna foi a primeira a entender como se beneficiar tanto do positivo quanto do negativo, do certo e do errado, do elegante e do bizarro. Isso a torna uma personalidade sem precedentes”, analisa José Fontes Netto.

O livro também aborda questões sociais, culturais e psicossociais relacionadas à infância de Madonna, que tiveram reflexos ao longo de seus 40 anos de carreira. Além disso, integra a perspectiva de um fã fervoroso, como Rinaldo J. Borba (Rinnaldy Madonna), um famoso cosplayer da artista, à escrita acadêmica ao longo do livro, trazendo a discussão sobre a democratização da escrita para dentro da academia. Esta abordagem busca apresentar um contraponto interessante ao unir a visão do fã com o conteúdo acadêmico ao longo da obra.

“Com ele, o leitor tem a visão parcial, passional e romântica de um fã inveterado, que narra a sua saga para consumir e aplaudir Madonna em toda e qualquer circunstância. Esse relato serve de contraponto para o que vem no livro; uma investigação científica sobre vida e obra da Madonna pelo prisma do marketing, que se destina ao debate acadêmico, que se baseia em números e outros teóricos que escrevem sobre o mesmo objeto de estudo, que se presta à análise em várias frentes científicas, seja sobre literatura, marketing, publicidade, propaganda, jornalismo, ciências sociais, psicologia, filosofia ou história”, reitera Netto.

O autor destaca que o livro representa uma quebra de paradigma no meio acadêmico ao introduzir a voz de uma terceira pessoa para testemunhar a experiência com o objeto de estudo, antes de adentrar na análise científica sobre Madonna. “Trazemos a voz de uma terceira pessoa, para testemunhar a partir da própria perspectiva, a experiência que se tem com o nosso objeto de estudo. Desejamos inspirar outros autores a trazer, para os seus livros, vozes que pertençam ao lugar de fala daquilo que ele se propõe a analisar. Desejamos inspirar o universo acadêmico a criar um vínculo de intimidade com a massa, com o povo, com aquele que não esteja, necessariamente, participando deste universo”, projeta José.

Unit como pilar de apoio

A Universidade Tiradentes desempenhou um papel fundamental na jornada dos autores e no desenvolvimento do TCC de Thati, que deu origem ao livro. “Ter o nome do livro associado à Unit é muito significativo, considerando o prestígio que a instituição conquistou ao longo do tempo. Me formei na Unit em 2012, então já se passaram 12 anos desde então, mas sempre levei e continuo levando o nome da Unit comigo, pois é reconhecida não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. Portanto, é extremamente importante para nós termos essa associação com a Unit, uma instituição reconhecida dentro e fora do país”, declara Thati.

Netto também destaca a importância desse projeto em conjunto e o significado que teve em sua vida. “Quando Thati me convidou para o projeto, a intenção sempre foi expandir a investigação, indo além dos anos de carreira da Madonna abordados em seu TCC, e estendendo o estudo até os dias atuais. Além disso, essa colaboração representa uma celebração dos nossos 20 anos de uma amizade bela, significativa e duradoura, que teve início nos corredores do Bloco C da Unit, onde os cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade eram ministrados. A contribuição fundamental da Unit para a criação do nosso livro é inegável, pois foi o ponto de partida que deu origem à nossa amizade e ao TCC sobre Madonna, servindo como a semente que germinou em nosso livro”, finaliza.

Fonte: Asscom Unit

Você pode querer ler também