ARACAJU/SE, 22 de maio de 2024 , 10:47:39

logoajn1

Retorno em local proibido é a infração mais vista no sistema de videomonitoramento

Por  AJN1

 

Após uma semana da instalação das 15 câmeras de monitoramento nas principais Avenidas de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ainda não tem dados sobre multas aplicadas através dos equipamentos eletrônicos, mas segundo o superintendente do órgão, Nelson Felipe, as penalizações estão ocorrendo e um tipo de infração vem tendo destaque. 

 

“Através das câmeras de monitoramento os agentes de trânsito conseguem aplicar multas em casos de infrações de percurso como avanço de sinal, não uso do cinto de segurança, dirigir e utilizar o telefone, as multas vêm ocorrendo, ainda não fizemos um balanço, mas nesse período o principal tipo de infrações captadas através das câmeras são os retornos em locais proibidos, as famosas roubadinhas”. 

 

O superintende da SMTT ainda falou sobre uma possível impopularidade da medida de instalação dos equipamentos de videomonitoramento. 

 

“A população teve um prazo de 15 dias para se ambientar com as câmeras nas ruas de Aracaju, se você vai em um supermercado, por exemplo, lá existem câmeras de segurança, então se você anda corretamente, não tem o que temer, a fiscalização é para garantir a segurança do cidadão”. 

 

Contran

 

As câmeras de monitoramento foram instaladas no último dia 7 após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgar uma nova resolução que autoriza a fiscalização de trânsito por meio das câmeras de monitoramento nas vias urbanas.

 

 A Resolução Nº 532,publicada no dia 17 de junho de 2015, “altera a ementa e o art. 1º da Resolução CONTRAN Nº 471, de 18 de dezembro de 2013, para incluir a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas”. Até então, tal fiscalização era permitida somente nas estradas e rodovias do País. 

 

Confira onde estão instaladas as câmeras da SMTT:

 

– Av Adélia Franco x Av Tancredo Neves
– Av Augusto Franco x Av Desembargador Maynard
– Av Antônio Alves x Av Heráclito Rollemberg
– Av Augusto Franco x Av Gonçalo Rollemberg Leite
– Av Beira-Mar x Av Francisco Porto
– Av Beira-Mar x Av Murilo Dantas
– Av Beira-Mar x Av Tancredo Neves
– Av Euclides Figueiredo x Av Maranhão
– Av Coelho e Campos x Av Dr. Carlos Firpo
– Av Hermes Fontes x Av Sílvio Teixeira
– Av Hermes Fontes x Av Barão de Maruim
– Av Hermes Fontes x Gonçalo Rollemberg Leite
– Av Ivo do Prado x Av Barão de Maruim
– Av Pedro Valadares x Av Sílvio Teixeira
– Av Tancredo Neves x Av José da Silva Ribeiro Filho

 

Foto: SMTT

Você pode querer ler também